Genoma Colorado revela talento em São Bernardino

Todo o jogador talentoso de hoje, já passou um dia por alguma escolinha de futebol antes de chegar onde está. Com muito talento e personalidade as crianças e adolescentes mostram através de escolinhas e competições seu potencial dentro de campo, o que faz deles, futuros profissionais dessa área.

Pensando desta forma, é que a administração municipal de São Bernardino está oferecendo às crianças e adolescentes do município a escolinha do Genoma Colorado desde o ano de 2009. Tem o objetivo de formar cidadãos e também revelar talentos.

Desde o início do projeto até os dias atuais, a avaliação em relação ao projeto é positiva por parte dos responsáveis. O professor, Robson Ramos e a assistente social do município de São Bernardino (setor responsável pela escolinha no município), Tatiane Maffissoni, avaliam que os objetivos já estão sendo cumpridos, pois, além dos participantes melhorarem enquanto cidadãos, talentos já foram revelados e contratados para jogar em equipes de base de clubes de grande porte, como São José de Porto Alegre, Avaí de Florianópolis e Atlético Paranaense.

Um dos talentos revelados foi o goleiro, Leonardo Thomas Lopes, de 13 anos, que treinou no Genoma Colorado São Bernardino/Campo Erê desde os 11 anos e há aproximadamente dois meses e meio está no Avaí Futebol Clube de Florianópolis.

Um pedaçinho de São Bernardino

Leonardo está no clube por intermédio do professor Robson Ramos, que percebendo o seu talento levou fazer teste no Avaí. Dois treinos foram suficientes para os responsáveis pelo teste perceberem o potencial do goleiro, que após o segundo treino já foi chamado para uma conversa e informado que faria parte do grupo.

Conforme Leonardo, que atualmente mora com os tios em Biguaçu, os treinos da categoria mirim são intensos. Acontecem na segunda, quarta, quinta e sexta-feira das 02h as 5horas da tarde.

Um sonho possível

Muitos meninos saem de casa em busca da realização de um sonho, mas acabam desistindo devido a saudade da família ou a dificuldade de adaptação fora de casa. Com Leonardo, apesar de ter sido pouco tempo, é diferente. O menino demonstra através do olhar o quanto está focado em seu objetivo que é ser um goleiro profissional.

Ele explica que não foi difícil se adaptar, pois além de morar com os tios, já estava acostumado sair de casa para ir em jogos com o Genoma. Também destaca o incentivo dos pais nesse sentido, que nunca o impediram de viajar com o time. “Desde quando eu pedia para ir nas competições fora de São Bernardino, eles nunca disseram que não, sempre me incentivaram”, afirma.

O que não seria diferente para um filho exemplar como Leonardo. Os pais Giomar e Gausia Lopes se orgulham ao falar das boas notas do filho, que apesar de sair em várias competições e até mesmo agora mudar de cidade, não demonstrou dificuldade nos estudos. O menino, além de sonhar em ser goleiro profissional, não pretende abandonar os estudos. Futuramente, deseja cursar uma faculdade de Educação Física.

Agradecimento

Leonardo agradece o apoio de todas as pessoas que contribuíram de forma direta ou indireta para que ele conseguisse chegar onde está com apenas 13 anos de idade. Destaca o apoio da administração que pagava a mensalidade dele, assim como das outras crianças e adolescentes, para que pudesse fazer parte do Genoma Colorado São Bernardino/Campo Erê.

O prefeito municipal, Waldir Antonio Walker, ressalta que Leonardo pode servir de exemplo para muitas crianças e adolescentes que também tem o objetivo de seguir nessa carreira. “O município dará todo o apoio possível para aqueles que querem seguir como jogadores de futebol, afinal, esporte é saúde”.

Profissionalismo

Professor Robson afirma que é através da evolução dos alunos que eles mesmos podem se avaliar e ver se o trabalho está dando resultado, ou seja, sendo produtivo. Ele fez estágio no Internacional, no Paraná Clube, no Atlético Paranaense e no Avaí. Atualmente está fazendo Pós-graduação em Treinamento Desportivo e Fisiologia do Esporte. O que significa que além da prática esportiva, o profissional que trabalha com as crianças também tem conhecimento teórico.

Além dele, tem mais dois professores, José Marinho da Silva e Émerson que são formados e habilitados pelo CREF de Santa Catarina.

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino.