Projeto Escola no Campo conscientiza e motiva alunos

Na última semana, aconteceu no Pavilhão Comunitário do município de São Bernardino a solenidade de encerramento do projeto Escola no Campo, que envolveu 22 escolas e cerca de 1000 alunos do Ensino Fundamental das redes estaduais e municipais de nove municípios, entre eles, o município de São Bernardino. Estiveram presentes alunos, professores, pais, organizadores, autoridades e comunidade em geral dos municípios de São Bernardino, Campo Erê e São Donato. O Projeto é fruto de uma parceria entre Secretaria Municipal de Educação e as empresas Cooperalfa, Syngenta e Fundação Abrinq com o apoio institucional do MEC.

O objetivo foi contribuir para o desenvolvimento sustentável das comunidades do campo através da qualidade na educação, integrando iniciativas de saúde, segurança alimentar, agricultura e outras. Para cumpri-lo, foi desenvolvido um programa didático que é usado nas escolas rurais, contando com a participação ativa dos professores, que inserem os conteúdos educativos do projeto na grade curricular das séries atendidas.

Sendo assim, no município de São Bernardino o projeto em si foi desenvolvido pela professora Neusa Borges com a turma do 5º ano do Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid. Além das professoras da Escola de Educação Básica São Bernardino, Vera Pesavento, Sonia Sheiter, Marinuz Netto e outros professores que também abordaram em seus planos de aula com mais intensidade assuntos ligados ao meio ambiente e agricultura.

No período do projeto as crianças visitaram diversas propriedades do município para conhecer o trabalho dos agricultores, dentre elas a de Lauri Venturim, de Joaquim Xavier, Erminio Simionato, de Maria Laurenci, de Dona Brígida e de Evaristo Knop . Conheceram desde a produção de melado até a produção de vassouras. Após muito passeio todos os alunos fizeram um desenho e desenvolveram uma frase relacionados ao meio ambiente e também que representasse tudo o que viram durante os passeios. O melhor desenho e a melhor frase foram premiados com uma bicicleta.

Para a secretária de educação da Prefeitura Municipal de São Bernardino, Fernanda Geremia, o projeto é de extrema importância, pois, “além de levar os alunos para fora da sala de aula, tornando o ensino mais dinâmico e divertido, faz com que os alunos participantes se conscientizem mais sobre os cuidados com o meio ambiente, além de valorizar mais os agricultores do município e o que eles produzem, afinal a economia do município está baseada na agricultura”, afirma.

Premiação

De todos os alunos, dos três municípios participando do concurso, apenas seis crianças receberam a premiação, sendo os três melhores desenhos e as três melhores frases.

Na categoria desenho os premiados foram:

1° lugar: Isaías Goulart do Núcleo Aldino Léo Sheid de São Bernardino

2° lugar: Maura Maróstica da Escola 12 de Novembro de Campo Erê

3° lugar: Anderson dos Santos da Escola de Educação Básica São Donato.

Já os premiados da categoria frase foram:

1° lugar: Luana Klipel da Escola de Educação Básica São Bernardino

2° lugar: Raiane Perussi da Escola de Educação Básica São Bernardino

3° lugar: Crisnu de Melo da Escola de Educação Básica Nossa Senhora de Fátima de Campo Erê.

A frase vencedora foi: “Ajude a cuidar da natureza, pois fazendo isso estarão cuidando também do nosso futuro”.

O Projeto

Conforme os organizadores, o Projeto Escola no Campo envolve escolas, famílias, comunidades, Syngenta e Cooperalfa, cumprindo a missão de educar as crianças. Em 2006 o propósito foi multiplicar os conhecimentos oferecidos pelo Projeto Escola no Campo para 400 alunos do meio rural. Em 2007, foram atendidos 850 alunos, das redes municipais e estaduais de ensino em quatro municípios. Em 2008, foi unido esforços para levar o Projeto Escola no Campo a 950 alunos de cinco municípios. E em 2011 foram nove municípios envolvidos e cerca de 1000 alunos.

O engenheiro agrônomo da Syngenta destaca que “é necessário mais do que teorias e conceito, precisa-se mudar hábitos, construir valores, conscientizar as crianças a adotarem comportamentos e atitudes ambientalmente corretos, desta forma se tornarão adultos mais conscientes”.

A professora do Núcleo Escolar Aldino Léo Sheid avalia o projeto como inovador por proporcionar um conhecimento aos alunos com base na ação prática e concreta. “Sem ignorar os conteúdos mínimos necessários fazemos algo a mais, que ao nosso ver, torna-se o grande diferencial, trata-se de desenvolver uma conscientização sobre a importância das atividades primarias e a possibilidade de se ter qualidade de alimentos, renda diversificada e muita qualidade de vida”. Ela também destaca que os alunos estão muito mais motivados e participativos.

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino