PLANEJAMENTO PROVISÓRIO DE RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS DO ANO LETIVO DE 2021

A Secretaria Municipal de Educação de São Bernardino vem apresentar o planejamento de retorno às aulas presenciais para o ano de 2021, que acontecerá provisoriamente no seguinte modelo:

DAS MATRÍCULAS

O período de matrículas/rematrículas ocorrerá do dia 8 de fevereiro até o dia 16 de fevereiro de 2021, onde todos os responsáveis pelos alunos deverão comparecer pessoalmente para realizarem matrículas novas ou somente renovar matrícula já existente.

Na ocasião da matrícula ou rematrícula os responsáveis pelo aluno deverão assinar um termo de responsabilidade, onde poderão optar que o aluno participe das aulas de modo presencial ou remoto. Esse termo terá validade de 15 dias, sendo que em caso de mudança de regime de aulas de remoto para presencial, os responsáveis deverão comunicar a escola imediatamente após o vencimento do termo, que por sua vez deverá assegurar a vaga para o aluno durante 7 dias.

RETORNO DOS ALUNOS – CRECHE E NÚCLEO

Foi definida a data de 22/02/2021 para o início das aulas presenciais no ensino fundamental (Núcleo Aldino Léo Scheid)  da rede municipal de ensino do Município de São Bernardino – SC.

Já para a educação infantil (Creche Municipal João Claudio Beviláqua), a data de retorno presencial será em 08/03/2021.

As aulas presenciais ocorrerão em período quinzenal, sendo que os alunos que optarem pelas aulas na escola frequentarão por 15 dias seguidos e os outros 15 dias do mês permanecerão em casa, com o ensino remoto, nos moldes realizados no ano de 2020, ou seja, levarão as apostilas para casa para realizar as atividades e receberão o apoio dos professores por meio de mídias sociais (whatssap, facebook, vídeos, áudios, etc.)

O período quinzenal será aplicado tanto no Núcleo quanto na Creche.

INTERVALO PARA ALIMENTAÇÃO

O intervalo para alimentação dos alunos será alternado por turma e acontecerá a cada 15 minutos, tendo início às 09h30min com a turma do Pré 2 no Núcleo Escolar e no mesmo horário com a turma do Maternal 1 na Creche, e assim sucessivamente com toda as turmas.

RETORNO DOS PROFESSORES

Os professores da Creche e do Núcleo retornarão na data de 08/02/2021, para realizar a avaliação diagnóstica de cada aluno, juntamente com a direção, elaborando um breve relatório escrito, definindo as principais dificuldades e perdas de aprendizado e demais competências do aluno, para que com base no respectivo resultado o professor possa criar o seu planejamento de ensino e melhor conduzir o processo de ensino aprendizagem do ano letivo de 2021.

A avaliação diagnóstica de cada turma/aluno será feita pelo professor que lecionou no ano de 2020, e as informações serão passadas ao novo professor da turma para 2021.

O estudantes e servidores que se enquadram nos grupos de risco para a COVID-19 devem ser mantidos em atividades remotas.

ENTREGA DAS APOSTILAS PARA OS ALUNOS DO ENSINO REMOTO/PRESENCIAL ALTERNADO

Com relação aos alunos que optarem pelo ensino remoto e também aqueles que ficarão durante uma quinzena em casa, será procedido da seguinte forma:

A primeira entrega de apostilas já acontecerá no dia 22/02/2021 para os alunos do regime presencial, mas que ficarão em casa na primeira quinzena e também para os alunos do regime remoto.

Os alunos que residem na cidade deverão retirar as apostilas na escola quinzenalmente, nas segundas feiras no horário das 08h00min às 11h00min e das 13h30min às 16h30min.

Os alunos que residem no interior receberão as apostilas em casa.

Todos os alunos receberão um kit de alimentação básica e um kit de material escolar no primeiro dia de aula.

No dia 22/02/2021 a entrega das apostilas dos alunos da Creche será feita pelos monitores da Creche e pelos professores do Núcleo.

No dia 08/03/2021 a entrega das apostilas dos alunos do Núcleo será feita pelos professores do Núcleo  e monitores da Creche.

Nas datas posteriores ocorrerá no mesmo modelo.

Informamos, por fim, que este planejamento é de caráter provisório e poderá sofrer alterações no decorrer das atividades escolares, de modo a melhor atender os interesses de toda comunidade escolar.

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO