Prefeito participa de Workshop Regional de Desenvolvimento

Nessa semana o prefeito, Adeli Riffel, acompanhado dos funcionários públicos, Cledir Ludwig e Vanderlei Heckler, esteve participando do Workshop Regional de Desenvolvimento realizado no auditório da ADR de São Lourenço do Oeste. A ação integra um Programa de Desenvolvimento e Redução das Desigualdades Regionais intitulado Crescendo Juntos, cujo objetivo é promover o desenvolvimento igualitário em todas as regiões de Santa Catarina, com maior atenção às menos desenvolvidas.

A ação contou com a participação de prefeitos, vereadores, associações empresariais, universidades, sindicatos, representantes dos órgãos do governo estadual na região, Associação de Municípios AMNOROESTE e organizações setoriais, além de representantes de instituições parceiras do programa: Facisc, Sebrae, Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), Banco do Brasil e Senai.

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado do Planejamento, contou com a apresentação geral do Programa Crescendo Juntos. Também foi realizada uma explanação do perfil regional com dados de IDH por município e alinhamento do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) com o Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.

Além disso, os participantes foram divididos em grupos separados por eixos, sendo eles: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e um terceiro grupo que reuniu representantes da infraestrutura, ciência, tecnologia e gestão pública. O objetivo da ação foi construir uma agenda preliminar de desenvolvimento e compor o Núcleo Executivo Regional.

Segundo a assessoria da ADR, essa versão preliminar da Agenda Regional de Desenvolvimento elaborada durante o evento, integra as prioridades da região. Já o próximo passo é validar as propostas para tirá-las do papel com apoio dos parceiros que poderão financiar os projetos. Alguns deles, como os bancos estatais, terão linhas de crédito e parte do orçamento voltado às ações do programa.

Para o prefeito, Adeli Riffel, uma ação de extrema importância por promover não só o crescimento do município de São Bernardino, mas de toda região. “Acho importante esses debates e troca de experiências com outros municípios, pois assim vamos vendo o que podemos melhorar no nosso, além de perceber estratégias para valorizar a matéria prima existente aqui dentro do município, proporcionando assim o crescimento e desenvolvimento de todos”, afirma.