Dia Nacional do Livro Infantil é lembrado no Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid

Na quarta-feira (18) direção e professores do Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid organizaram na área coberta da escola um ambiente bonito e agradável para que os alunos parassem para refletir o quanto a leitura é importante na vida do ser – humano.

O objetivo da atividade foi, além de causar essa reflexão, motivar e tornar a leitura um hábito para as crianças. Cada professor ficou responsável por organizar um espaço e orientar a leitura para os alunos de sua turma. Após a leitura teve uma apresentação com fantoches explicando a importância e o cuidado que se deve ter com os livros.

Monteiro Lobato

De acordo com o site brasil escola, o dia 18 de abril foi instituído o Dia Nacional da Literatura Infantil em homenagem a Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. O site relata que através de sua inteligência, Lobato mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira.

Viajando com os livros

Diversas ações são realizadas na escola para incentivar a leitura, uma delas é "A Mala de Leitura", idealizada recentemente pela professora do 4º ano matutino, Roselei Perotti. Ela personalizou uma pasta escrita "Mala de Leitura", inclusive com a frase "A leitura engrandece a alma e nutre a inteligência" de Voltaire e Sêneca. Nesta pasta, colocou diversos livros de interesse não só do aluno, mas também que agrade os pais e irmãos com histórias focadas para um público adulto também.

Segundo Roselei, o objetivo principal dessa atividade é fazer com que os livros não fiquem somente na sala de aula e sim, sejam compartilhados com a família, para que todos possam viajar nos contos e perceber a importância dos livros.

A professora explica que essa atividade é desenvolvida de uma forma curiosa e divertida. "Até o momento três alunos viajaram com a mala e contaram experiências incríveis. Eles recebem a mala com os livros e levam para casa para compartilhar com a família", afirma.

Um dos alunos que já "viajou" com os livros, Daniel Bender, de 9 anos, conta que foi bem interessante e que todos na casa usufruíram das histórias. "Levei pra casa e li um e minhas irmãs leram os outros e gostaram. Até minha mãe leu. E como meu pai não sabe ler li uma parte para ele", destaca.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino