São Bernardino realiza encontro com o Grupo de gestantes

Com o objetivo de proporcionar uma gestação tranqüila para as mulheres grávidas do município, desde 2008, a Unidade Básica de Saúde do município de São Bernardino realiza mensalmente encontro com as gestantes.

Atualmente o grupo conta com a participação de 16 mulheres, divididas em dois grupos de acordo com a idade gestacional. Todas as ações desenvolvidas com o grupo são realizadas através de uma equipe de profissionais formada por enfermeira, médico, nutricionista, dentista e fisioterapeuta.

Conforme a enfermeira, responsável pelo grupo, Daniela dos Santos, o Grupo de Gestantes é fundamental para esclarecer dúvidas e oferecer suporte para as mães, sejam elas de primeira viagem ou não. Ela explica que os encontro são mensais, mas no final da gestação começam a acontecer com  freqüência. Quando a mulher está no 8º mês de gravidez é avaliada duas vezes, uma com o grupo e outra particular. Já no 9º mês a visita na Unidade é semanal.

No encontro realizado no dia 14 deste mês, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, o Dr Felipe Breda, médico da Unidade de Saúde de São Bernardino, juntamente com as enfermeiras, orientaram as gestantes sobre diversos assuntos como: cuidados com o recém nascido no banho, curativo de coto e uso de termômetro. Além de orientações sobre o posicionamento postural na gestação e a higiene bucal do bebê.

De acordo com e enfermeira Daniela dos Santos esses encontros realizados pela Unidade de Saúde do município faz com que as gestantes criem um vinculo com as profissionais, evitando diversos problemas. “Desde 2008 diminuiu os casos de parto pré-maturo e abortos. Nós fizemos um acompanhamento que previne uma série de doenças, por isso dificilmente nasce algum bebê com problema”, ressalta a enfermeira.

Inclusive no último encontro, cada mamãe recebeu um kit de gestante, contendo termômetro, fraldas, sabonete infantil, lenços umedecidos, cotonete, algodão, um frasco de álcool 70% e um frasco de soro nasal.

Para o secretário municipal de saúde, Adeli Riffel é de extrema importância a realização desses encontros, pois proporciona para as mulheres uma gestação mais tranquila, além de minimizar a mortalidade, tanto materna quanto infantil, e principalmente estabelecer um elo entre os profissionais da saúde e gestantes para um pré-natal de maior qualidade.

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino