Desde 2010 São Bernardino atende cerca de 40 pacientes

13 de outubro é comemorado o Dia do Fisioterapeuta. Há mais de quatro décadas de muita luta, aperfeiçoamento e reconhecimento por parte da sociedade, a profissão de fisioterapeuta, responsável pela reabilitação física, está ganhando cada vez mais destaque. Pois, a cada dia que passa a fisioterapia vem sendo fundamental no tratamento de muitas patologias. Ela estuda, diagnostica, previne e trata muitos distúrbios.

No município de São Bernardino está sendo realizado atendimento fisioterapêutico desde maio de 2010. Conforme avaliação da fisioterapeuta, Kelin Giacomin Piovezan, a maioria dos problemas são de coluna, como artrose, hérnia de disco e lombociatalgia, também tem vários casos de bursite de ombro e quadril, ale de artrose de joelhos, tendinite de ombro e cervicalgia.

Desde quando o tratamento fisioterapêutico foi iniciado no município, até o momento, 74 pacientes, que receberam alta, tiveram em média 20 sessões cada um, totalizando 1.480 sessões. A Fisioterapeuta destaca que hoje estão sendo atendidos individualmente 48 pacientes semanalmente (uma vez por semana cada um) e 44 pacientes nos grupos. A lista de espera possui 22 pacientes. “A fisioterapia trabalha sempre em conjunto com os demais profissionais da saúde, como psicóloga, nutricionista e médico”, destaca Kelin.

A fisioterapia em grupo funciona da seguinte forma: 1 hora para trabalhar caminhada, alongamentos globais e exercícios de coordenação e equilíbrio, e dinâmicas motivacionais. Atualmente o município tem quatro grupos, parkinson com 5 pacientes, grupo de idosos com 21 pacientes, grupo de fibromialgia com 12 pacientes e grupo de alongamento com 6 pacientes.

Para obter melhores resultados no tratamento sobre as doenças com os pacientes que são capazes e com indicações para a utilização de aparelhos de ginástica está sendo utilizada a academia pública do município.

Como dia 13 de outubro é o Dia do Fisioterapeuta. A administração municipal, através da Secretaria de Saúde do município parabeniza a fisioterapeuta, Kelin Giacomin Piovezan.