Administração municipal apoia projeto de psicologia para educadores da Creche municipal

Nessa semana aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes do município de São Bernardino uma capacitação para os educadores da Creche Municipal João Claudio Bevilaqua. A atividade marcou o encerramento do estágio na área de psicologia, onde abordou as especialidades sobre educação infantil, planejamento de atividade e promoveu discussões que envolvem o brincar, cuidar e educar. Foi ministrada pela pedagoga, pós-graduada em educação infantil e futura psicóloga, Anny Lais Bortoluzzi.

O estágio foi desenvolvido na Creche durante um ano pelas acadêmicas do 9° período do Curso de Psicologia da Unochapecó, Clair O. Schneider e Francieli S. da Silva.  Teve o apoio e colaboração da administração municipal, através da Secretaria de Educação do município.

Segundo as acadêmicas, o início atividade efetivou-se através da observação e conhecimento do ambiente. Elas acompanharam a rotina e as atividades desenvolvidas na instituição. Dentre todas as atividades, foram elaborados dois projetos de intervenção pelas acadêmicas, onde envolveram alunos, pais e educadores.

Uma das acadêmicas trabalhou com os alunos temas como: coleguismo, respeito, amizade e família. Da mesma forma, trabalhou com os pais temas como: trabalho/função da creche e a importância da família no contexto escola. Já a outra acadêmica desenvolveu atividades diretamente com os professores, monitores e auxiliares da creche. Promoveu trabalhos em equipe, atividades relacionadas à educação infantil, importância do trabalho lúdico, dentre outros temas.

Para a diretora da creche, Denise Albert, uma experiência incrível. “Sem duvida alguma foi um trabalho que veio para somar. Elas observaram muitos pontos que só vão ajudar nós melhorar não só como educadores, mas também como seres humanos”.

O prefeito, Leandro Galupo, parabenizou as acadêmicas pelo trabalho desenvolvido. “O município só tem a ganhar com essas atividades. São pessoas daqui que buscam o conhecimento fora e se preocupam em fazer a diferença no lugar onde vivem. Parabéns”.

Da mesma forma, o secretário de educação, Ederson Bevilaqua, agradeceu as acadêmicas e colocou não só a Creche, mas também as demais escolas a disposição para futuros projetos. “São através de pequenas ações que conseguiremos melhorar a cada dia a educação do nosso município”, finaliza.