Professora trabalha conscientização e preservação do meio ambiente de forma divertida

Estudar o meio ambiente é fundamental nos dias de hoje, principalmente com crianças do 1º ao 4º ano, pois, eles aprendem desde pequenos práticas do dia-a-dia que podem contribuir muito com a cidade e com o planeta.

Pensando desta forma, a professora do 4º ano matutino e vespertino, Roselei Perotti, do Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid de São Bernardino, está trabalhando desde o início do ano o tema meio ambiente. Intensificou os trabalhos a partir do mês de setembro explicando para os alunos como era o mundo desde sua criação, além disso, promoveu atividades com as crianças fora da sala de aula.

De acordo com a professora, o objetivo principal da atividade é conscientizar os alunos (de 8 e 9 anos), e fazer com que a sociedade se conscientize, não poluindo rios, não desmatando, enfim, que todos tenham respeito com a natureza.

Desta forma, a professora realizou com os alunos um Passeio Ecológico, com o intuito de alertar as crianças sobre a situação do município em que elas vivem. “Também, para não fugir do conteúdo elaborado para a turma que seria clima, relevo, hidrografia e vegetação o passeio também contribui para que as crianças observassem as árvores nativas do município, os estados da água, árvores plantadas, derrubadas e queimadas”, destaca Roselei.

Através dessa atividade, a professora conseguiu trabalhar a realidade do município e dos alunos com todas as disciplinas, desde a geografia até a matemática. Além disso, ensinou aos alunos a não só enxergar a situação, e sim observar e melhorar.

Apresentações

Além do Passeio Ecológico, a professora organizou com os alunos do turno vespertino e matutino apresentações relacionadas ao meio ambiente. Além de música e teatro, a turma apresentou para os demais alunos da escola e para os demais professores, um telejornal chamado “Jornal Ambiental”. Conforme Roselei, os alunos ficaram responsáveis por pesquisar e elaborar uma notícia sobre clima, hidrografia, vegetação ou relevo e apresentar no jornal como repórter por um dia.

Uma atividade que contribui para a valorização das crianças, além de servir como um teste para as mesmas, pois, cada uma foi responsável pela sua “notícia”.

Os alunos do 4º ano matutino adoraram a atividade, estudando o meio ambiente desta forma. Em entrevista, eles destacaram que se poluir o ar não existirá vida na terra, também que sem árvores não existirá vida no planeta. Isso explica o quanto a atividade já causou efeito na mente das crianças.

Diferecial

A secretária de educação, Fernanda Geremia, que esteve presente assistindo as apresentações da turma, ressaltou que atividades como essa, fazem parte do PPP (Plano Político Pedagógico) da escola. “Levar as crianças para fora da sala de aula, fazendo com que o professor não fique preso ao conteúdo dos livros é o diferencial que nós temos no município, uma forma diferente e melhor de avaliar”, afirma.

Ela também destaca que nesse caso, a atividade contribui para aproximar as crianças do meio ambiente fazendo com que elas aprendam agora e não sofram mais tarde. È uma maneira para que não só as crianças, mas também pais, vizinhos, sociedade em geral se preocupe e cuide do meio ambiente como um hábito diário.

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino