Dia do Folclore é comemorado em São Bernardino

Com o objetivo de promover integração e resgatar uma cultura que está apagada, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, organizou na quarta-feira (24) uma atividade para lembrar o Dia do Folclore, comemorado em 22 de agosto.

A área coberta do Núcleo Escolar Municipal Aldino Leo Scheid, se tornou palco de apresentações folclóricas, realizadas pelos alunos de 1ª a 5ª série. Segundo a diretora da escola, Giany Petica, cada professor teve a semana inteira para se organizar e preparar uma apresentação relacionada ao folclore.

Segundo a UNESCO, Folclore é sinônimo de cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crendices e superstições, que se transmitem através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo.

Brincadeiras também são folclore, pois são um tipo de expressão popular e existem várias que aprendemos uns com os outros. Para a secretária de educação, Fernanda Geremia atualmente as crianças preferem passar a maior parte de seu tempo no computador e brincando com jogos eletrônicos do que brincadeiras de roda. Também destaca que realizar uma atividade com essa na escola é uma maneira de resgatar brincadeiras antigas, da mesma forma valorizar os antepassados.