6ª Taça Santa Catarina de Genomas é realizada com sucesso

Os municípios de São Bernardino e Campo Erê foram sede da 6ª Taça Santa Catarina de Genomas. A competição iniciou na sexta-feira (22) e teve término no domingo (24). Centenas de atletas participaram, divididos nas três categorias, sendo elas: mirim-sub12, infantil – sub 14 e juvenil- sub16.

A final da competição aconteceu na sede da Associação Esportiva e Cultural 19 de Julho, no município de São Bernardino. Contou com a presença do prefeito de São Bernardino, Waldir Antônio Walker, do prefeito de Campo Erê Odilson Lima, da direção do Genoma Colorado do Internacional de Porto Alegre, de secretários, vereadores e demais autoridades.

Os campeões desta edição da Taça Santa Catarina de Genomas foram:

Categoria mirim- sub 12

1º lugar: Honório Serpa-PR

2ºlugar: Maravilha-SC

3º lugar: Campo Erê/São Bernardino-SC

4ºlugar: Coronel Vivida-PR

Categoria infantil -sub 14

1º lugar: Campo Erê/São Bernardino-SC

2º lugar: Honório Serpa-PR

3º lugar: São Carlos-SC

4º lugar: Garibaldi-RS

Categoria juvenil- sub 161º lugar: TrÊs Barras-SC2º lugar: São Carlos-SC3º lugar: Campo Erê/São bernardino-SC

4º lugar: Coronel Vivida-PR

As equipes foram premiadas com troféu e medalhas. Além disso, teve premiações para o goleiro menos vazado e o artilheiro de cada categoria. Também troféu disciplina e premiação para os jogadores destaque da competição. Os goleiros menos vazados da competição foram: Mateus Girardi da equipe de Honório Serpa (categoria mirim), Felipe Augusto de São Carlos (categoria infantil) e Gustavo Neto da equipe de Campo Erê/São Bernardino (categoria juvenil). Já os artilheiros da competição foram: Bruno Tessaro, da equipe de Maravilha (categoria mirim), Vinicius da equipe de Campo Erê/São Bernardino (categoria infantil) e Anderson Paluk de Três Barras (categoria juvenil). O troféu disciplina foi para a equipe de Ilhota-SC e os jogadores destaque de toda a competição foram: Ivan Vitor de Honório Serpa (mirim), Diego Tezza Leite da equipe de Campo Erê/São Bernadino (infantil) e Anderson Paluk de Três Barras (juvenil).

Avaliação

Conforme avaliação do diretor de esportes e da secretária de educação do município de São Bernardino, Nereu Bruno Fritzen e Fernanda Geremia, a 6ª Taça Santa Catarina de Genomas foi um sucesso, tanto da questão da organização, quanto na participação. Afirmam que se sentiram honrados pelo município ser sede de uma competição tão importante como essa, de renome, e juntamente com uma equipe envolvida deram conta e colaboraram com o sucesso do evento. "Sediar uma competição como essa aqui no município de São Bernardino é motivo de orgulho para todos os munícipes, pois, um dos objetivos do projeto genoma em São Bernardino é formar cidadãos, abrindo as portas para aqueles que querem seguir numa carreira esportiva, e isso incentiva ainda mais nossos atletas", destaca Nereu.

Agradecimentos

O diretor de esportes e a secretária agradecem os pais dos atletas de São Bernardino pelo incentivo dado aos filhos para participar do projeto, e aos professores Robson Ramos, Emersom de Melo e José Marinho da Silva pelo empenho. Também agradecem o prefeito, Waldir Antônio Walker pelo apoio e incentivo ao esporte.

Taça Brasil de Genoma Colorado

Segundo Nereu Fritzen, em virtude do sucesso da competição realizada nos municípios de São Bernardino e Campo Erê, já foi protocolado um oficio ao coordenador brasileiro de genomas colocando o município a disposição para sediar a Taça Brasil de Genoma Colorado no ano de 2012.

Genoma Colorado em São Bernardino

Há aproximadamente dois anos a prefeitura municipal de São Bernardino realizou convênio com a escolinha de futebol Genoma Colorado. Desde então vem realizando atividades de treinamento todas as quintas-feiras. As atividades são desenvolvidas de maneira vivenciada, para que todas as crianças possam participar. São realizados trabalhos físicos, de coordenação motora, equilíbrio do corpo, lateralidade, aquecimento articular e demais atividades, inclusive trabalhos táticos do futebol.

Texto: Dieila ZanettiAssessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino