NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, vem por meio desta elucidar fatos ocorridos na semana anterior no que se refere ao atendimento de pacientes suspeitos ou confirmados de Covid 19.

Muitos munícipes puderam ler nas redes sociais ou souberam por meio de conversas sobre fatos denegrindo os profissionais da Unidade de Saúde de são Bernardino, no que se refere a conduta e atendimento aos pacientes.

Desta forma gostaríamos de esclarecer como funciona o atendimento nestes casos.

Todo o paciente que procura a Unidade de Saúde, com sintomas respiratórios ou presentes no guia de investigação paciente Covid (que são diversos sintomas), é recepcionado por um Agente Comunitário de Saúde, cujo qual encaminha este paciente para o atendimento em área isolada, destinada ao atendimento de pacientes sintomáticos respiratórios, em fluxo unidirecional, preconizado pelo Ministério da Saúde e constante em seus guias e protocolos de atendimento.

O paciente é atendido por equipe multidisciplinar, orientado sobre todos os manejos necessários, como isolamento domiciliar, tele atendimento, modo de acompanhamento durante o curso da doença, tratamento sintomático, dentre outros e assina um termo de compromisso, no qual consta as informações necessárias para o seu tratamento.

É realizado a consulta médica e caso necessário coletados exames ou agendado a coleta do mesmo em período pertinente de viremia, conforme protocolo do Ministério da Saúde. Ressaltamos que a escolha do teste (RT-PCR ou teste rápido), é feita através do tempo de sintomas do paciente, conforme consta no protocolo e não de escolha da saúde municipal.

O paciente retorna para o seu domicílio com todas estas informações e a medicação prescrita, ressaltando que ainda não existe tratamento específico para Coronavirus.

Durante o período de isolamento o paciente é monitorado via telefone, pelos profissionais da unidade de saúde conforme consta no protocolo ministerial e está informado que deve contatar por meio telefônico caso piora dos sintomas ou outro fator a equipe que está lhe acompanhando. Como qualquer outra doença, sintomáticos leves de coronavírus, não necessitam de acompanhamento domiciliar presencial, os demais casos (moderados e graves), terão outras condutas que não o acompanhamento e isolamento domiciliar.

Ressaltamos que todo paciente encaminhado ao Hospital de Palma Sola, que é nossa referência hospitalar, após adentrar o mesmo, não é mais responsabilidade da Unidade de Saúde, ficando a critério do Hospital, condutas clinicas e encaminhamentos ou transferências, sendo a Unidade de Saúde impossibilitada de intervir.

Casos de dúvidas, entrar em contato ou procurar a Unidade de Saúde para esclarecimentos.

Fones de apoio: (49) 36540137 e Disk Covid (49) 999741973 em horário de atendimento da Unidade (07:30 as 11:30 e 13:00 as 17:00h) e também no Plantão (49)999329274 (fora do horário de atendimento da unidade).