Profissionais da Saúde orientam participantes do Grupo de Diabéticos

O Grupo de Diabéticos da Unidade Básica de Saúde do município de São Bernardino, conta atualmente com a participação de 53 pacientes.

Conforme os profissionais da saúde, são realizadas mensalmente orientações individuais e coletivas com médico, nutricionista, farmacêutica, psicóloga e fisioterapeuta. É feito verificação de PA e HGT, exames laboratoriais, ECG, consulta oftalmológica e quando necessário encaminhamento para o endocrinologista. A medicação é entregue conforme prescrição médica para o período de um mês.

No dia 11 de novembro, foi realizada uma orientação com a nutricionista do município, Patrícia Sabedot, onde foram avaliados peso, altura e circunferência da cintura.

Resultados obtidos

Conforme Patrícia, dos 43 pacientes avaliados nove (20,93%) apresentaram peso normal para sexo e idade, 17 (39,53%) apresentaram sobrepeso, dez (23,25%) obesidade grau I, quatro (9,30%) obesidade grau II e três (6,98%) obesidade grau III.

A nutricionista explica que “os casos de diabetes vêm aumentando nos últimos anos, e a relação entre a obesidade e diabetes é bem estabelecida”. Destaca que indivíduos com sobrepeso ou obesidade têm um aumento significativo do risco de desenvolverem diabetes, três vezes superior ao da população com peso considerado normal.

Já em relação à avaliação da circunferência da cintura quatro (9,30%) apresentaram medidas dentro do recomendado, seis (13,95%) apresentaram risco elevado, e 33 (76,74%) apresentaram risco muito elevado. “Se a gordura está localizada principalmente na região abdominal ao redor da cintura, estará mais propenso a desenvolver problemas de saúde, como um maior risco de problemas cardiovasculares”, explica Patricia.

Indivíduos do sexo masculino deverão procurar manter a circunferência da cintura abaixo dos 102 cm, sendo que o ideal seria um valor inferior a 94 cm. No caso das mulheres, recomenda-se um valor abaixo dos 88 cm, sendo um valor inferior a 80cm o ideal.

Os pacientes que apresentaram risco nutricional, foram encaminhados para a Unidade Básica de Saúde, para atendimento nutricional individualizado.