Representante de São Bernardino participa do 7º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares

O presidente do Conselho Tutelar de São Bernardino, Helio Juliano Correa dos Santos, participou nos dias 09, 10, 11 e 12 de dezembro de 2018 do 7º Congresso Nacional de Conselheiros Tutelares que ocorreu na cidade de Luziânia/GO.  O evento reuniu cerca de 800 participantes de delegações vindas dos 26 Estados e do Distrito Federal acerca do Tema: “Conselho Tutelar o Elo entre a sociedade e o Estado”.

O objetivo do Congresso, realizado com recursos do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA), foi promover espaços de diálogo, interlocução, troca de experiências e de articulação entre conselhos tutelares para subsidiar a elaboração de produtos e propostas para o fortalecimento das Redes de Conselhos Tutelares como instâncias fundamentais ao funcionamento do Sistema de Garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes (SGD) e formar conselheiros tutelares para a gestão e implementação do Sistema de Informação para a Infância e a Adolescência – Conselho Tutelar (SIPIA/CT) visando a superação dos obstáculos que tem impedido o pleno funcionamento do Sistema.

Segundo Helio, foram realizados 14 painéis, além das oficinas de formação sobre o SIPIA/CT. Dentre os temas dos painéis teve: “Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas”, “Plano de Enfrentamento e Combate ao Trabalho Infantil” e “O Conselho Tutelar é a Interface com os Conselhos municipais,  estaduais, distrital e Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente”.