Curso do PROERD é realizado para pais do município de São Bernardino

“Capacitando os pais para ajudarem os filhos a fazerem escolhas positivas”: este foi o tema do curso “PROERD Pais”, que teve início no dia 17 de maio e previsão para termino no final de junho, no Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid. O Curso tem a participação de 40 pais, tendo como instrutores os Policiais Militares Cabo PM Dirceu Luiz Schneider de Campo Erê e o Cabo PM José Augusto de Oliveira de São Miguel do Oeste. Esteve presente na abertura do Evento o Comandante do Pelotão da Polícia Militar de Campo Ere, o representante da Policial Militar de São Bernardino, o Vice- Prefeito Municipal de São Bernardino e a Secretária Municipal de Educação.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) tem como missão principal educar crianças, jovens e adultos no seu habitat, reunindo esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima e apresentando um modelo positivo de vida. O programa, através de suas lições e de diversos cenários pedagógicos, ensina aos alunos, de forma simples, descontraída e lúdica, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos seus companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizer não às drogas e à violência. Representa mais uma ação de proteção desenvolvida pela Polícia Militar para a valorização da vida, fortalecimento da cultura da paz e construção de uma sociedade mais saudável e feliz.

O PROERD sempre foi voltado para os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, entretanto, para que o programa se tornasse ainda mais eficaz, a proposta é de que os pais também tenham a oportunidade de participar. Com o intuito de aproximar a família, neste caso sendo representada pelos pais e filhos. O curso objetiva demonstrar aos pais a necessidade de uma educação participativa, que assegure uma melhor qualidade de vida para seus filhos.

O conteúdo curricular do curso consiste na aplicação de quatro lições que concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência, e aptidões de como orientar.

Os pais que concluírem o curso receberam seus certificados juntamente com seus filhos, na formatura do PROERD.

Fonte: Polícia Militar