Programa de Controle ao Diabetes é implantado em São Bernardino

A Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardino está desenvolvendo através do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) o Programa de Controle do diabetes em Adultos. Uma ação que tem como objetivo principal promover a prevenção de diversos agravos à saúde.

O projeto envolve profissionais das diversas áreas de saúde, sendo eles: Médico, Rodrigo Zimmer; fisioterapeuta, Leda Segalin; psicóloga, Oridiane Toazza; nutricionista: Patricia Sabedot e educadores físicos: Ronivan Fransozi e Patricia Fritzen.

De acordo com a psicóloga, uma das participantes do Núcleo , Oridiane Toazza, o diabetes é um grupo de doenças metabólicas que tem com características hiperglicemica, está associado à doenças micro e macro vasculares que podem afetar o sistema nervoso, músculo esquelético, e vários outros órgãos como pele coração e rins. “No Brasil estima-se que 9,1 milhões de pessoas sejam diabéticas sendo considerado um grande problema de saúde pública”, explica.

Uma das ações é fazer o acompanhamento dos pacientes nos exercícios físicos, realizado nessa semana nas dependências da Academia Vida Ativa. Além da função específica de cada profissional diretamente com cada um na Unidade Básica de Saúde.

Para o secretário municipal de Saúde, Agostinho Luzzi, “é importante essa intervenção por uma equipe multidisciplinar por ser capaz de auxiliar no controle da doença, consequentemente reduzindo a incidência de agravos correlacionados com a mesma”.