Projeto Crescendo Juntos é apresentado à São Bernardino

O prefeito, Adeli Riffel recebeu em seu gabinete, juntamente com o vice Claudir dos Santos, o secretário da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste, Walmor Pederssetti. Na ocasião o secretário apresentou e convidou a Administração Municipal para participar do Programa Crescendo Juntos. Riffel ficou lisonjeado com o convite e ressaltou que tudo o que fortalece e trás benefícios ao município será bem vindo. “Com certeza um Programa que só tem a colaborar com o desenvolvimento de São Bernardino, da mesma forma de nossos município vizinhos, o que levará o progresso de todos”, afirma.

SOBRE O PROGRAMA

O Governo do Estado, sob coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento, construiu o Programa com participação da sociedade civil organizada, dentro do contexto que, o estado é multicultural e se destaca em inúmeras áreas, seja na economia, geração de empregos, diversidade produtiva e nos indicadores sociais. Contudo, há desafios que precisam ser superados. Algumas regiões não acompanharam o ritmo de crescimento de outras, o que impede o pleno desenvolvimento de toda sua gente, em todos os territórios do Estado.

Estas desigualdades regionais se manifestam na educação, saúde, segurança pública, renda, geração de riqueza, emprego, exclusão social e no esvaziamento populacional de determinadas regiões. O Programa tem como finalidade articular, coordenar, orientar e estimular o processo de planejamento e de organização de ações, centrado na redução de desigualdades regionais, promovendo um desenvolvimento inclusivo, equilibrado e sustentável.

Serão focados os fatores causadores das desigualdades entre regiões cujas intervenções propostas sejam capazes de reduzir tais desigualdades de forma estrutural e duradoura. Pretende-se dinamizar a economia em regiões com baixos indicadores de desenvolvimento em Santa Catarina. Estão sendo trabalhadas 12 regiões, que compreendem 84 municípios, ou seja, 1,06 milhão de pessoas (16,12% da população de SC).

Entre os parceiros, já fazem parte o BRDE, Badesc, Fecam, Fiesc, Facisc, Sebrae, Faesc, Fetaesc e Banco do Brasil.

(Fonte: Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Lourenço do Oeste)