Avaliação Nutricional é realizada com alunos da rede municipal

A Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu mais uma Avaliação Nutricional com os alunos da rede municipal de ensino. O objetivo da atividade foi identificar e avaliar o percentual de peso saudável, baixo peso, sobrepeso e obesidade dos alunos e através disso promover ações para prevenção.

As crianças e adolescentes matriculados no Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid e na Creche Muncipal João Claudio Bevilaqua foram avaliados pelas nutricionistas, Vanessa Bergamaschi e Patricia Sabedot entre os dias 27/04 a 05/05.

Segundo a nutricionista Vanessa, de 542 alunos, 461 foram avaliados, pois 81 não estavam presentes do dia da avaliação. Dos 461 alunos, 76,3% estão com IMC (Índice de Massa Corporal) adequados para a idade. Os demais 23,3% apresentam risco nutricional, ou seja, 2,3% dos alunos estão com o peso baixo para a idade, 13,8% em sobrepeso e 7,8% obesos.

Ela destaca que são números significativos e que através deles serão promovidas atividades de educação nutricional para melhorar os hábitos alimentares. “A merenda escolar fornecida pelo município é equilibrada e adequada, incentivando o consumo de frutas, hortaliças e legumes. São tarvés disso e outras ações que vamos melhorar esse índice do município”, afirma.

Já os alunos obesos serão encaminhados para atendimento nutricional na Unidade Básica de Saúde.