Prevenção contra inundações é realizada em São Bernardino

1ª etapa do desassoreamento do Rio Três Voltas é concluída

Foi iniciado pela administração municipal de São Bernardino há aproximadamente 10 dias o desassoreamento do Rio Três Voltas. O objetivo principal dessa ação é a prevenção contra danos e prejuízos causados por inundações, o que é um problema comum no município.

O desassoreamento compreende um trecho de aproximadamente 480 metros de comprimento que inicia acima do final da Rua São Bernardino e abaixo da Rua José Scheid por onde a ponte dá acesso ao Bairro Scheid. Baseado nos fatos e estudos esse trecho é considerado o principal responsável pelos alagamentos.

A ação de desassoreamento consiste em quatro etapas, sendo que a primeira já foi concluída. Foi a supressão vegetal, ou seja, o corte de árvores e arbustos que atrapalham o correto escoamento da água. O próximo passo que faz parte da segunda etapa é a retirada de terra presente no leito e na margem proveniente de lavouras localizadas ao longo do rio acima, a qual obstruía a passagem da água e como conseqüência provocava a elevação dos níveis do rio.

Já a terceira etapa, consiste na construção de um muro de contenção na parte mais baixa do trecho composto de pedras e terra. E para finalizar, a quarta etapa será a reposição florestal de 270 mudas de árvores de espécies nativas e de pinheiro-brasileiro.

Segundo o responsável pelo Setor de Projetos, Vanderlei Heckler, o custo da obra foi contratado por R$ 78.758,88 com recursos oriundos da Defesa Civil do Estado. "O objetivo da administração era executar o projeto imediatamente após o primeiro alagamento ainda em 2013, porém devido trâmites legais e sua complexidade não foi possível", afirma.

O prefeito Ivo Ludwig, acredita que com a colaboração do tempo e agilidade da empresa executora (Cruzeiro Urbanização Transportes e Industria de Artefatos de Cimento Ltda) a limpeza geral deste trecho e construção do muro será executada em pouco menos de um mês. "Os resultados positivos já estão sendo percebidos na própria obra e nas pessoas que residem no entorno bem como pela população que por aí transita", afirma.

Ele também destaca que "com a execução desta obra o leito do Rio ficará mais alargado e limpo evitando os transtornos causados para a população, para o município e para a Defesa Civil".

Alagamentos

Em 2013 o rio saiu do seu leito por duas oportunidades e a partir dessas invasões, foram feitas análises para o desassoreamento, para que ele pudesse dar maior vazão das águas, que se acumulam durante os períodos de fortes chuvas nas cabeceiras dos seus afluentes.

O Rio Três Voltas nasce na linha Sentinela no município de Campo Erê e quando chega na tríplice  divisa com São Lourenço do Oeste e São Bernardino se une com outros afluentes que acumulam águas de uma grande área de terras dos três municípios.

Na chegada da cidade de São Bernardino, o rio cuja vazão normal não é grande, com as chuvas acumula uma muita água que passa a sair do seu leito, invadindo residências, em especial os ribeirinhos.

Diante de tais circunstâncias a administração municipal contratou uma empresa especializada para estudo e a elaboração do projeto, do qual foi encaminhado a Defesa Civil estadual em Florianópolis, ainda em 2013.

Em março de 2013 o então secretário da Defesa Civil, Milton Hobus, esteve no município e informou que o serviço de desassoreamento poderia ser executado pelo órgão, mediante a apresentação do projeto ao qual o município providenciou contratando a empresa, pagando a quantia aproximada de R$ 25 mil pelo mesmo.