Pacientes com dificuldades de locomoção recebem visita domiciliar

Na manhã de quarta-feira (12) a técnica de enfermagem da Unidade Básica de Saúde de São Bernardino, Aline Riffel, esteve na comunidade de Linha São Paulinho realizando uma visita domiciliar ao Sr. Antonio Trindade. Segundo ela, a visita faz parte das atividades de atenção básica aos pacientes.

Antonio recentemente sofreu um acidente de moto e necessita da troca de curativos todos os dias. Desta forma a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza um funcionário para que atenda esse tipo de necessidade.

O secretário municipal de saúde, Lacir Piaia, explica que essa ação tem como objetivo principal atender pacientes que estejam acamados ou que sofreram algum tipo de acidente e possuem dificuldades de se locomover até a Unidade de Saúde.  Explica que o acesso igualitário (princípio da eqüidade) não significa que o SUS deva tratar a todos de forma igual, mas sim respeitar os direitos de cada um, segundo as suas diferenças, apoiando-se mais na convicção íntima da justiça natural do que na letra da lei.

A secretaria possui um cronograma de visita domiciliar onde envolve uma equipe de saúde, composta na maioria das vezes pelo médico, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem. Pacientes acidentados são exceções, mas os dias de visita ocorrem na quinta-feira durante o turno da manhã e sexta-feira no turno da tarde.

A maioria são idosos que precisam ser atendidos de forma diferenciada."Vamos até a casa do paciente e tratamos ele da melhor maneira possível para que obtenham uma melhora o quanto antes. Como recompensa recebemos o carinho e gratidão de cada um que precisa de nossos serviços", finaliza a técnica Aline.

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino.