Centro de Referência de Assistência Social

O que é CRAS: Centro de Referência da Assistência SocialO Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos.

Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF) .O CRAS também deve ser organizar a vigilância da exclusão social de sua área de abrangência, em conexão com outros territórios. 

Programa de Atenção Integral à Família (PAIF)

O Programa de Atenção Integral à Família (PAIF) expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.

Público Alvo:

População em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.

Objetivos do CRAS: 

* Promover o acompanhamento socioassistencial de famílias em um determinado território;

* Potencializar a família como unidade de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade;

* Contribuir para o processo de autonomia e emancipação social das famílias, fomentando seu protagonismo;

* Desenvolver ações que envolvam diversos setores, com o objetivo de romper o ciclo de reprodução da pobreza entre as gerações;

* Atuar de forma preventiva, evitando que essas famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco. Como Funciona:

O serviço desenvolvido no CRAS funciona por meio de uma rede básica de ações articuladas e serviços próximo à sua localização, de forma preventiva, melhorar a convivência familiar e emancipação social das famílias, desenvolvendo a cidadania para cada um de seus membros.

Ações a serem desenvolvidas no CRAS: 

* Recepção e cadastramento das famílias;

* Entrevista Familiar;

* Levantamento e Identificação das necessidades das famílias cadastradas;

* Realização de atendimento Psicológico e de Assistência Social;

* Mapeamento e articulação da rede de serviços locais;

* Visitas Domiciliares;

* Palestras voltadas à comunidade ou a família, seus membros e articulação e fortalecimento de grupos sociais locais;

* Monitoramento e avaliação dos serviços de assistência social;

* Acompanhamento e assessoria aos clubes de Mães, Grupos de Idosos, Conselho Tutelar, dentre outros;

* Participação em Conselhos, Fóruns e outros espaços de controle social;

* Campanhas Sócioeducativas;

* Cadastramento e acompanhamento das famílias beneficiarias no programa Bolsa Família;

* Atividade lúdica nos domicílios com famílias em que haja criança com deficiência.

* Produção de material para capacitação e inserção produtiva para oficinas lúdicas e para campanhas socioeducativas;

* Grupo: oficina de convivência e de trabalho socioeducativo para famílias, seus membros e indivíduos, ações de capacitação e de inserção produtiva.

Direitos dos usuários: * Ter atendimento profissional;* Ter local digno e adequado para seu atendimento;* Receber informações e explicações sobre serviços de forma clara, simples e compreensível;* Ter encaminhamentos por escrito e com identificação do profissional;* Ter protegida sua privacidade, dentro dos princípios e diretrizes da ética profissional, desde que não acarrete riscos a outras pessoas;* Ter sua identidade e personalidade preservada e sua história de vida resgatada;* poder avaliar o serviço recebido;* ter acesso ao registro dos seus dados, se assim o desejar.  Local e horário de Atendimento: Endereço: Rua da Praia – s/nCentro. São Bernardino – SC  Atendimento nos seguintes horários: 08h00 min às 12h00min

13h30 min às 17h30min

“Todo o trabalho visa promover emancipação social das famílias, desenvolvendo a cidadania para cada um de seus membros”.