Participantes discutem políticas públicas educacionais

Na manhã de quarta-feira (25) aconteceu no Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid  a Conferência Nacional de Educação (CONAE). Estiveram reunidos no evento, autoridades, professores, pais e alunos que discutiram políticas publicas educacionais.

Coordenado pelo Fórum Municipal de Educação, o evento teve abertura as 08h30 da manhã e contou com algumas apresentações dos alunos da rede municipal e estadual e também das crianças que fazem parte da infância missionária do município. Estiveram presentes na abertura o secretário municipal de educação, cultura e esportes, Ederson Bevilaqua, o prefeito Ivo Ludwig, o vice Leandro Galupo, a supervisora de assistência ao estudante da Gerência Regional da Educação e demais vereadores.

Após a abertura o secretário municipal de educação, Ederson Bevilaqua, fez uma explanação do que é o CONAE e qual é a sua finalidade. Segundo ele, é um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que apontarão renovadas perspectivas para a organização da educação nacional, estadual e municipal, consolidando o novo PNE (Plano Nacional de Educação).

A conferência apresenta 7 eixos temáticos, sendo que o município de São Bernardino discutiu o III- Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: Cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente e IV- Qualidade da Educação: Democratização do Acesso, Permanência, Avaliação, Condições de Participação e Aprendizagem.

Os participantes da conferência foram divididos em 6 grupos onde discutiram os eixos e apresentaram suas propostas que serão levadas para a etapa regional.