Programa Saúde na Escola é desenvolvido em São Bernardino

Durante essa semana a administração municipal de São Bernardino, através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação, esteve desenvolvendo diversas atividades nas escolas públicas no município. A ação faz parte do programa Saúde na Escola 2013 (PSE), lançado na segunda-feira (11) pelo Ministério da Saúde. Tem o objetivo geral de promover a saúde dos alunos brasileiros de escolas públicas.

Este ano, no Brasil o foco do programa é a prevenção da obesidade e o cuidado com a saúde ocular. Portanto, profissionais da área de saúde de São Bernardino estiveram visitando as escolas públicas do município para fazer exames médicos nos alunos e dar palestras educativas.

Segundo cronograma fornecido pela Secretária Municipal de Saúde as atividades da semana foram: segunda-feira, teste de visão realizado pela enfermeira Daniela Echevest,com os alunos do Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid, séries finais (triagem atividade visual), terça-feira aula educativa nutricional com os alunos do Núcleo Escolar, séries iniciais, quarta-feira palestra com a psicóloga Oridiane Toazza, sobre o uso de drogas com os alunos do ensino fundamental -séries finais e triagem atividade visual, quinta-feira teste de visão e triagem atividade visual com os alunos do turno matutino e vespertino do Núcleo Escolar e sexta-feira encerramento. Além da avaliação nutricional feita pela nutricionista Vanessa Camargo, desde o final de fevereiro.

Para o secretário de saúde, Lacir Piaia, uma ação que só contribui com a saúde e educação dos alunos. "Essa parceria entre saúde e educação no desenvolvimento das atividades só tem a facilitar o processo, pois a escola é o espaço adequado para essas práticas de promoção de saúde e prevenção", ressalta.