Ações são desenvolvidas em São Bernardino na Semana de Mobilização Saúde na Escola

 

O Ministério da Saúde e o Ministério da Educação realizaram de 5 a 9 de março a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que tem como tema a Prevenção da Obesidade na Infância e na Adolescência. Uma ação realizada em 1938 municípios, dentre eles, o de São Bernardino.

Conforme a nutricionista da Unidade de Saúde de São Bernardino, Patrícia Sabedot, as atividades realizadas com os alunos do Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid foram a montagem da pirâmide alimentar, explicações de como ter uma alimentação saudável e explicação das conseqüências do excesso de peso. "Montamos juntos a pirâmide com recortes de revistas. Enquanto montávamos eu ia explicando, juntamente com os demais professores, como ter uma alimentação saudável e demais informações de cada alimento", explica.

 

 

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos tem com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo o levantamento, jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passaram de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.