Nutricionista orienta merendeiras sobre Segurança Alimentar

A administração municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, promoveu na última semana o Curso de Segurança Alimentar para merendeiras e auxiliares de serviços gerais de todas as escolas do município.

O curso foi ministrado pela nutricionista da Unidade Básica de Saúde do Município, Patrícia Sabedot. Segundo ela, o treinamento permitiu que as medidas de segurança alimentar fossem observadas pelas participantes e comparadas com as realizadas. “Desta forma demonstra a sua aplicabilidade em estabelecimentos de alimentos”, explica.

Diversos assuntos foram levantados pela nutricionista no curso que teve carga horária de 20 horas, entre eles, a Evolução do Processo de Qualidade e Fatores Nutricionais, Valor da Equipe e Ética Profissional, Microrganismos e DTA, Higiene e Métodos de Conservação, Manipuladores de Alimentos e suas responsabilidades.

Além disso, a nutricionista explicou como elaborar o Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e Procedimentos Operacionais Padrozinados (POPs), de acordo com a norma da ANVISA/M.S – RDC 216/2004 e também as regras para o Sucesso do Sistema SSA e estabelecer uma relação de eficácia entre a teoria e a prática, proporcionando o conhecimento gerado pela confrontação (teoria x prática) das ações seja incorporado pelas profissionais.