Funcionários públicos de São Bernardino participam de 1ª Conferência sobre Transparência e Controle Social promovida pela AMNoroeste

A Controladoria-Geral da União – CGU promove, durante os anos de 2011 e 2012, a 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ª Consocial. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial tem etapas preparatórias, previstas para realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, que devem mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Encontro

A Conferência que aconteceu em São Lourenço do Oeste, no dia 17 de novembro, foi realizada em conjunto com os municípios da AMNOROESTE, entre eles o município de São Bernardino, representado por oito participantes. Esteve presente autoridades, sociedade civil, poder publico e conselhos.

Para iniciar as atividades, no inicio da manhã a organização do evento ofereceu uma palestra com o professor, Celso Galante, que fez uma explanação sobre os assuntos da 1ª Consocial.

Foram debatidos quatro eixos temáticos sobre assuntos de grande relevância como: a promoção da transparência e acesso à informação e dados públicos; mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; atuação dos conselhos de políticas públicas como instâncias de controle e diretrizes para a prevenção e o combate à corrupção.

Após a apresentação dos 4 eixos, os participantes foram divididos em quatro grupos para leitura de um Eixo Temático e elaboração das propostas e delegados nos grupos. Temas e propostas que serão levados para etapa estadual e nacional, podendo transformar-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional.