Avaliação nutricional é realizada com aproximadamente 300 crianças

   Durante o mês de agosto, a nutricionista do município de São Bernardino, Patrícia Sabedot, avaliou o perfil nutricional de 312 crianças entre 4 e 14 anos de idade, que freqüentam as escolas do município. As crianças foram entrevistadas, pesadas e medidas.

   De acordo com Patrícia, a avaliação nutricional é uma abordagem completa, realizada pela nutricionista, para estimar o estado nutricional do indivíduo, detectando suas necessidades alimentares. Sendo assim, é possível intervir de forma adequada para a manutenção e/ou recuperação do estado de saúde do paciente.

   A intervenção nutricional adequada tem como objetivo prevenir doenças e promover uma vida mais saudável, levando ao bem-estar do indivíduo. A nutricionista destaca que a avaliação do estado nutricional da população infantil é importante aos serviços de saúde pública, e que a aferição do peso e da altura, permitem comparação de cada criança com o padrão de crescimento ideal, para que se verifique a existência de possíveis deficiências.

   Resultados

   Dos 312 alunos avaliados, apenas 28,85% apresentaram algum tipo de risco nutricional, sendo que 09 (2,88%) apresentaram risco para desnutrição, 35 (11,22%) apresentaram sobrepeso e 46 (14,75%) apresentaram risco para obesidade.

   Segundo a nutricionista, os dados da pesquisa apresentam uma tendência que é mundial de um número cada vez mais de pessoas obesas ou com risco de obesidade, sendo que a obesidade hoje supera os riscos de desnutrição. Ela destaca que "assim como a desnutrição, a obesidade especialmente na infância pode trazer sérios danos á saúde. Crianças obesas podem fazer parte dos grupos de riscos, com maiores probabilidades de virem a sofrer na idade adulta de distúrbios tais como: a hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, colesterol alto etc".

   Os 90 alunos que apresentaram riscos nutricionais foram chamados juntamente com um responsável, para atendimento com a Nutricionista na Unidade Básica de Saúde.