Cursos oferecidos pelo Cras promovem integração e conhecimento

Nessa semana, dois cursos oferecidos pela administração municipal, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do município de São Bernardino foram encerrados, o curso de Pintura em Tecido e o curso de Cortes Assados e Empanados de Frango.

De acordo com a assistente social do Cras, Adelize Picin Guidini, o curso de Pintura em Tecido teve sete encontros de 4 horas, totalizando 28horas/aula. Teve como objetivos principais a promoção social, opção de aumento da renda familiar e também integração e elevação da auto estima. Participaram cerca de 20 mulheres divididas em duas turmas, orientadas pela professora contratada pelo Cras, Adriane Mariza Kela.

Já o curso de Cortes Assados e Empanados de Frango esteve em sua 3ª edição. Teve o objetivo de oferecer para as participantes formas de diversificação e preparo de pratos a base de frango. Contou com a participação de 14 mulheres, orientadas pela instrutora do Senar, Simone Croda Bazzo. Conforme Simone, no curso as mulheres aprenderam desde a higienização até o preparo de pratos. Ela parabeniza o grupo pelo interesse e boa vontade.

Avaliação

Diversas mulheres do município participaram, principalmente as beneficiárias do Programa Bolsa Família e as mulheres de risco e vulnerabilidade social. Para as participantes do curso de Pintura em Tecido, o curso já está deixando saudades. Destacam que aprenderam muito, pois através das aulas práticas conseguiram desenvolver a coordenação motora, além de instigar o lado artístico. “Graças a administração municipal, ao Cras nós conseguimos aprender a pintar e isso também é uma forma de nós desenvolver nossos próprios trabalhos e ganhar dinheiro”, destaca a participante Olívia das Graças.

Da mesma forma, a participante do curso de Cortes Assados e Empanados de Frango, Claudia Raquel Link, afirma que o curso foi uma forma de aprender algo a mais, além de proporcionar integração e amizade entre as próprias participantes.

Artesanato

As funcionárias do Cras informam que no dia 10 de agosto iniciará o curso de artesanato de caixinhas de leite com 30h/aula. Serão disponibilizadas 20 vagas. Informações complementares podem ser obtidas no Cras do município.

Texto: Dieila ZanettiAssessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino