V Conferência Municipal de Assistência Social é realizada em São Bernardino

Avaliar e propor diretrizes para o aprimoramento da gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva de valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios. Este, foi o objetivo geral da V Conferência Municipal de Assistência Social realizada no município de São Bernardino.

Promovida pela administração municipal de São Bernardino, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cras e do Conselho Municipal de Assistência Social, o evento aconteceu no dia dois de agosto no auditório da Secretaria de Educação do município.

Tendo como tema central “Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores”, o evento reuniu cerca de 100 pessoas entre autoridades, entidades prestadoras de serviços, usuários e trabalhadores que atuam na área para avaliar as metas estabelecidas e para o aperfeiçoamento do sistema.

De acordo com a Assistente social, Tatiani Maffissoni, a Conferência de Assistência Social é realizada em todo o Brasil. Na conferência municipal são eleitas propostas e representantes de cada município para a conferência estadual, este ano marcada para acontecer nos dias 13,14 e 15 de outubro, em Florianópolis e também para a conferência nacional, de 07 a 10 de dezembro, em Brasília.

As conferências são instâncias de caráter deliberativo, que oportunizam o debate de propostas no sentido de enfrentar a exclusão social, a partir da discussão da Política de Assistência Social. A Secretária de Desenvolvimento Social, Cristiane Nienov, ressalta que participar de uma conferência é a oportunidade de contribuir com a construção de novos caminhos visando sempre a qualidade de vida da população. “É importante o pessoal participar para debater e decidir as prioridades na política de assistência social para os próximos anos”, afirma.

Para o Prefeito Waldir Antônio Walker, que não pode estar presente no evento por motivos administrativos, é fundamental a sociedade participar e ajudar a construir as políticas públicas de assistência social, pois assim os munícipes trazem sua opinião, sugerem ideias e pensamentos para melhorar ainda mais as ações e projetos que são desenvolvidos dentro desse setor, no município de São Bernardino.

Texto: Dieila Zanetti

Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino