Projeto promove união entre famílias

Ajuda, apoio, auxílio, amparo, assistência, caridade, proteção… São alguns sinônimos de Solidariedade, nome dado ao Projeto desenvolvido no Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid, denominado “Projeto Solidariedade… Olha para mim”. A iniciativa partiu de um grupo de professoras que tem exatamente esse intuito de ajudar, apoiar, amparar e proteger.

Segundo a Comissão Organizadora do Projeto o objetivo principal da atividade é ouvir as crianças em suas necessidades emocionais, na qual muitas vezes são ouvidas e percebidas de maneira inadequada.  “Queremos com este trabalho que nossas crianças sejam percebidas, valorizadas e amadas como devem”, afirma Cladis, uma das professoras envolvidas.

A atividade foi desenvolvida com alunos do 1° ao 5° ano, onde as professoras ouviram as crianças em suas necessidades emocionais e seus sentimentos, na qual relatam que amam sua família, mas queriam mais abraços e carinhos. O ponto de partida foi trazer aos alunos uma parábola sobre a Árvore dos Desejos.

Segundo elas, um ícone antigo nas culturas orientais, onde em alguns países como Japão e China árvores e galhos estão em templos disponíveis para quem queira fazer um pedido. “Esta parábola tem apenas um significado: Sua mente é a Arvore dos Desejos, e o que você pensa, mais cedo ou mais tarde, vai se realizar”, explica Vera.

Assim as crianças fizeram seus pedidos para que a árvore realizasse.  “Pedidos que devemos respeitar o que elas escreveram no momento, pois escreveram com todo carinho, amor e sentimento”, destaca Loreni. Dentre as dezenas de pedidos, teve de um da aluna do 5° ano que gostaria de rever sua irmã, a qual fazia 5 anos que não via mais. E outro de uma aluna no 1° ano que não via o pai já tinha seis meses. Pedidos esses, realizados pela escola através da simbólica Árvore dos Desejos.

As professoras destacam que não achavam que os alunos iriam escrever tantos sentimentos maravilhosos e reflexivos. “Portanto, pais/responsáveis as crianças ao escreverem seus desejos estavam emocionadas, a emoção tomou conta e fez com que compartilhássemos com vocês”, afirma Eliziane.

Foram três meses de esforço e dedicação, tanto das professoras envolvidas quanto das Secretarias Municipais, Administração, direção e professores do Núcleo. O encerramento dessa primeira edição aconteceu na sexta-feira, 23 de novembro, no Ginásio Municipal Afonso Fritzen, onde reuniu além de alunos e professores, pais, direção e comunidade em geral. Também a ilustre presença da grandiosa Árvore dos Desejos, onde os próprios alunos penduraram seus desejos e após lindas apresentações e reflexões levaram com seus pais para casa.

Uma noite emocionante, onde a falta de energia elétrica de certa forma até colaborou para que as lágrimas rolassem, sem receios ou julgamentos, cada criança em seu momento com sua família.

Fonte: Administração Municipal de São Bernardino.