Alunos aprendem sobre sexualidade de forma lúdica

Torna-se cada vez mais necessário promover a educação sexual no ambiente escolar, a fim de repensar tabus, mitos e preconceitos há tempos enraizados na cultura social atual.

Dessa forma, está sendo realizado no município de São Bernardino o Projeto Educação e Sexualidade. Uma parceria entre Saúde e Educação, através da enfermeira da Unidade Básica de Saúde, Daniela Ludwig, da professora e psicóloga Cladis Krindges e da professora Simone Boastik.

Segundo a professora Cladis, o projeto com duração de três meses está sendo desenvolvido com os alunos do 6° ano á 3ª série do Ensino Médio. Diversas ações já foram realizadas, dentre elas uma Palestra Show realizada no dia 10 de outubro com o palestrante e enfermeiro Renato Pesibiczeski de Pato Branco.

Através do Programa Saúde na Escola (PSE) nos turnos da manhã e tarde Renato trabalhou no auditório da Secretaria de Educação o tema: sexualidade, corpo e valorização da vida. A enfermeira Daniela destaca que todo o material e treinamento dos professores foram fornecidos pelo Setor da Saúde através do PSE.

As professoras do Projeto agradecem a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Saúde e escolas pela colaboração. Ressaltam afirmando que “é necessário satisfazer as curiosidades dos adolescentes para que o desejo do saber não se perca, constituindo-se numa frustração que o acompanhará ao longo de sua vida”.