EDITAL Nº 003/2017 DE 19 DE JANEIRO DE 2017
EDITAL Nº 003/2017 DE 19 DE JANEIRO DE 2017
EDITAL DE PROCESSO SELETIVO Nº 003/2017, DE 19/01/2017, ABRE INSCRIÇÕES E BAIXA NORMAS PARA SELEÇÃO DE PROFESSORES EM CARÁTER TEMPORÁRIO E DE EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO E CONSTITUI RESERVA TÉCNICA, PARA O ANO LETIVO DE 2017, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE SÃO BERNARDINO SC, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.
ADELI JOSÉ RIFFEL, Prefeito Municipal de São Bernardino, do Estado de Santa Catarina, comunica aos interessados que se acham abertas às inscrições ao Processo Seletivo 003/2017 de 19/01/2017, destinado a prover cargo de professores (as) com licenciatura, e formação de reserva técnica, o qual reger-se-á pelas instruções do presente Edital, para admissão em caráter temporário, Cfe. Art. 37, Inciso XI da Constituição Federal alem do disposto no inciso XI do Art. 17 da Lei Orgânica Municipal, Lei Municipal nº 49/2014 de 18/12/2014, e Lei Municipal nº 054/2015 de 17/11/2015.
I – DO OBJETO
O objeto do presente Edital 03/2017 de 19/01/2017, consiste na seleção de candidatos para o provimento temporário de vaga, e formação de reserva técnica, pelo período de 10 de Fevereiro de 2017, a 31 de Dezembro de 2017, conforme necessidade e interesse do município, para atuar junto a Rede Municipal de Ensino do Município de São Bernardino SC.
II – DO REGIME JURÍDICO
O ingresso dos classificados se fará no regime Estatutário, instituído pela Lei Municipal nº 004/97 de 06/01/1997, Lei 07/2005 de 01/09/2005, e alterações posteriores.
III – DO CARGO
O Teste Seletivo 003/2017 de 19/01/2017, é destinado ao provimento, nos termos da Lei Municipal nº 004/1997 de 06/01/1997, Cfe. Art. 37, Inciso XI da Constituição Federal além do disposto no inciso XI do Art. 17 da Lei Orgânica Municipal, Lei Municipal nº 49/2014 de 18/12/2014, e Lei Municipal nº 054/2015 de 17/11/2015, além da Lei 07/2005 de 01/09/2005, para o cargo de Professores (as), com carga horária e vencimento conforme anexo I, requerendo-se do candidato o preenchimento dos seguintes requisitos para o exercício da atividade:
I – Possuir Licenciatura Plena, conforme anexo l;
IV – DAS INSCRIÇÕES
IV. 1 – As inscrições para seleção de Professores (as) conforme anexo I, se acham abertas a partir do dia 19 de Janeiro de 2017, findando se no dia 31 de Janeiro de 2017, nos horários das 08hs:00m as 11hs,30m e das 13hs, as 17hs:00m horas, junto à Setor de Recursos Humanos, sito a Rua Verônica Scheid, 1008, do Município de São Bernardino S/C.
IV. 2 – A Inscrição será em formulário próprio, fornecido pela Prefeitura Municipal de São Bernardino SC, devendo o candidato juntar, em anexo cópias dos seguintes documentos:
I – OBRIGATÓRIOS
a) Cédula de identidade;
b) Titulo de eleitor, com comprovante da última eleição;
c) CPF;
d) Comprovante da Escolaridade exigida para o cargo
e) Comprovante de quitação militar (quando do sexo masculino).
II – FACULTATIVOS
A – Certificado de Serviço Municipal, Estadual, Federal e Particular
B – Cursos de atualização e/ou aperfeiçoamento na área.
C – Certidão de nascimento de filhos menores de 14 anos.
IV.3 – O candidato deverá fazer suas inscrições pessoalmente ou por procuração, para o cargo de desejado.
IV.4 – O candidato, após a inscrição, receberá um protocolo, que será utilizado como comprovante de inscrição que juntamente com a cédula de identidade deverão ser apresentadas para realização das provas deste processo seletivo. A homologação preliminar das inscrições será feita no dia 01 de Fevereiro de 2017, as 10:00 horas, publicado na forma legal através de lista, afixada no mural de avisos e publicações da Prefeitura Municipal de São Bernardino-SC, e ou no site www.saobernardino.com.br
IV.5 – O candidato que tiver sua inscrição indeferida não constará seu nome na relação da lista publicada, podendo entrar em recurso até as 10:00 horas do dia 02 de Fevereiro de 2017, junto ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São Bernardino SC, e a homologação oficial das inscrições será no dia 03 de Fevereiro 2017, as 10:00 horas.
IV.6 – A Comissão Especial a ser nomeada para realização dos trabalhos relativos ao teste seletivo 003/2017, manifestar-se-á sobre o recurso até as 13:00 horas do dia 03 de Fevereiro de 2017, não cabendo recurso sobre a decisão da comissão.
V – DOS REQUISITOS PESSOAIS DO CANDIDATO
a) Ser brasileiro nato ou naturalizado
b) Estar em dia com o Serviço Militar e Eleitoral
c) Apresentar os requisitos para o Cargo
VI – DO TESTE SELETIVO
VI.1 – O Processo Seletivo será de provas escritas.
(A) Para os candidatos ao provimento de vaga, professores com licenciatura e assistente pedagógico, (a) conforme anexo I serão avaliados procedimentos unicamente de prova escrita, obedecendo conteúdo programático do anexo II, além de conhecimentos Gerais da atualidade:
(B) Serão 10 questões de múltipla escolha, baseadas nos seguintes critérios: 05 questões relacionadas a conhecimentos gerais, e 5 questões relacionadas a conhecimentos específico do cargo pretendido, constituídas em base no anexo ll conforme acima citado, considerando se, 1,0 ponto para cada questão acertada, em avaliação de 0,0 a 10,0 pontos.
VI.2 – Na hipótese de anulação de questões, estas serão consideradas respondidas corretamente por todos os candidatos.
VI.3 – Será reprovado automaticamente no teste seletivo o Candidato que não comparecer no local de provas para a realização das mesmas, ou não atingir 50 % (cinqüenta) por cento dos pontos possíveis.
VII – DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS
As provas (unicamente escritas) serão realizadas no Núcleo Escolar, Aldino Leo Scheid, Centro da Cidade de São Bernardino SC, sito à Rua São Bernardino s/n, no dia 06 de fevereiro de 2017 das 09:00 às 11:00 horas.
VIII – DA CLASSIFICAÇÃO
VIII.1 – O Candidato aprovado será classificado através dos seguintes critérios:
1 – Maior pontuação da prova escrita
VIII.2 – Para casos de empate entre candidatos, serão utilizados os critérios, pela ordem a seguir:
a) Maior tempo de serviço na Função
b) Maior nível de escolaridade
c) Mais idoso.
VIII.3 – O Gabarito e o resultado preliminar dos aprovados no Teste Seletivo 03/2017 de 19/01/2017 e a classificação dos candidatos, será divulgada no dia 07 de Fevereiro de 2017, as 10:00 horas no Mural Publico da Prefeitura Municipal de São Bernardino – SC.
VIII.4 – Os candidatos que não constarem seu nome na lista de aprovados do teste seletivo 03/2017, poderão entrar com recursos junto ao Setor de Recursos Humanos a partir do dia 07 de Fevereiro de 2017 as 10,00 hs, até as 09:00 hs do dia 08 de Fevereiro de 2017, e a homologação oficial dos aprovados será divulgada no dia 09 de fevereiro de 2017 a partir das 10,00 hs, através do Mural Publico da Prefeitura Municipal de São Bernardino – SC, e no site – www.saobernardino.com.br
IX – DA ADMISSÃO
O Candidato aprovado será admitido a partir de 10 de Fevereiro de 2017, segundo a ordem de classificação, sendo que será admitido o primeiro colocado conforme o número de vagas citado no anexo l, se necessário e conforme a necessidade do município, sendo pela falta de profissionais habilitados na função, será obedecida a reserva técnica, com chamamento do segundo classificado, e assim consecutivamente se necessário.
X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
X.1 – O presente Teste Seletivo 03/2017, de 19/01/2017, destinado ao provimento de vaga de Professor com Licenciatura Pedagogia, Professor com Licenciatura Educação Física, e Assistente Pedagógico, conforme anexo I, terá validade até 31/12/2017conforme a necessidade exclusiva de interesse público do Município de São Bernardino SC, sendo os Servidores contratados somente para preenchimento de vagas sob extrema necessidade, como também para substituição de Servidores em licenças legalmente constituídas.
X.2 – Caso seja necessário haverá revisão de provas deste processo seletivo 03/2017.
X.3 – Caso o número de candidatos aprovados não preencher o número de vagas existentes, será realizado outro teste seletivo.
X.4 – Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal Coordenadora do Teste Seletivo 03/2017 de 19/01/2017, respeitada a legislação vigente.
X.5 – O Prefeito Municipal, antes de qualquer nomeação, a bem do interesse Público, se reserva o direito de anular o presente Teste Seletivo 003/2017 de 19/01/2017, se necessário.
Centro Administrativo Municipal de São Bernardino-SC, aos 19 de Janeiro de 2017.
ADELI JOSÉ RIFFEL
Prefeito Municipal
ANEXO I
QUADRO DE VAGAS PARA TESTE SELETIVO 03/2017 ANO EM CURSO DE 2017
Vaga |
Habilitação |
Carga Horária |
Vagas |
Professor com Licenciatura Pedagogia |
Habilitação Licenciatura em Pedagogia |
20 horas |
01 |
Professor com Licenciatura Educação Física |
Habilitação Licenciatura Educação Física |
20 horas |
01 |
Assistente Pedagógico |
Habilitação Licenciatura Plena em Pedagogia, e outras… |
20 horas |
01 |
DOS VENCIMENTOS
Cargo |
Vencimento |
Carga horária |
Professor com Licenciatura Pedagogia |
R$ 1.394,20 |
20 horas semanais |
Professor com Licenciatura Educação Física |
R 1.394,20 |
20 horas semanais |
Assistente Pedagógico |
R$ 1.416,20 |
20 horas semanais |
* O vencimento dos cargos serão proporcionais a carga horária contratada.
São Bernardino-SC, aos 19 de Janeiro 2017.
ADELI JOSÉ RIFFEL
Prefeito Municipal
ANEXO – II
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – PROVAS ESCRITAS
Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas; equações de 2º grau; cálculo de juros simples e compostos; resolução de problemas; progressão aritmética e geométrica e análise combinatória. Conjuntos numéricos, racionais, reais e complexos: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais, razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, sistemas de medidas. Noções e cálculo de áreas e volumes. Juros simples e composto, equações, raciocínio lógico; Geometria analítica: Coordenadas cartesianas no plano; Distância entre dois pontos; Ponto médio de um segmento; Equação da reta; Paralelismo; Perpendicularismo; Coordenadas cartesianas no espaço; Determinação de um ponto no R³; Figura no espaço; Ângulo entre duas retas; Circunferência; Cônicas; Geometria plana; Área de figuras planas; Volume; Circunferência e círculos; Triângulos; Razões e proporções; Números proporcionais; Divisão proporcional; Grandezas proporcionais; Estatística; Porcentagem; Regras de sociedade; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Notação científica; Funções; Função linear; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções periódicas; Relações trigonométricas; Números Reais; Valor médio; Medidas de comprimento, superfície e volume; Potências; Cálculos com números aproximados; Leis algébricas; Calculo diferencial e integral; Limite; Derivada; Integral; Álgebra vetorial; Vetores; Operações com vetores; Espaço vetorial; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores no R² e R³; Espaço vetorial; Matemática financeira; Juro simples; Juro composto; Desconto simples d; Desconto composto; Amortização; Anuidades antecipadas; Operações de compra e venda; Números complexos; Conceito; Operações com números complexos; Multiplicação de números complexos; Complexos conjugados; Forma trigonométrica de um número complexo; Potência de um número complexo; Módulo.
Conhecimentos básicos da legislação inerente à educação e ao ensino público, conforme consta da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional (inclusive municipal), aplicável à educação; conhecimentos inerentes às áreas de habilitação específica; planejamento educacional; projeto político-pedagógico; sistema de ensino; sistema de avaliação do rendimento para a progressão escolar do educando; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 9394/96; Teoria do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais; Desenvolvimento físico e psicomotor na primeira infância; A concepção genética cognitiva da aprendizagem; Metodologias de ensino; A construção do conhecimento e a mediação pedagógica; O atual Sistema Educacional Brasileiro – Níveis e Modalidades de Ensino; Abordagens curriculares; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores Públicos municipais; Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-social. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, técnicas e meios. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Planejamento escolar – planos: da escola, de ensino e de aula. Legislação e Diretrizes da Educação Nacional e afins. Objetivos da Educação Infantil; Ampliação do repertório vocabular; A criança Pré-Escolar e suas linguagens; Atendimento à criança pré-escolar provinda de ambientes pouco estimuladores; Atividade de estimulação para a leitura na pré-escola; A educação artística a serviço da criatividade na pré-escola; Situações estimuladoras na área do pensamento operacional concreto; O desenvolvimento das percepções: o processo de formação de conceitos; A criança pré-escolar e o meio social; Ciências na Educação Infantil – importância; Uma escola Piagetiana; A aprendizagem da linguagem e a linguagem como instrumento de aprendizagem; A consciência moral e o espírito cívico segundo Jean Piaget; A criança e o número; Avaliação; Planejamento; Como trabalhar a harmonização na pré-escola; A importância do lúdico na aprendizagem. Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem – Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget e Stern). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A leitura infantil e produção de textos; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento e Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência – O diálogo como minimizador da violência – As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Avaliação da aprendizagem; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Planejamento de Projetos Didáticos. Aspectos Filosóficos da Educação: o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escola novista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação: as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação: a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, função simbólica, o papel da brincadeira no desenvolvimento, o processo de alfabetização. Aspectos do Cotidiano Escolar: a avaliação como processo, o fracasso na alfabetização; a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação, autonomia e autogestão; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil.
Conhecimentos básicos da legislação inerente à educação e ao ensino público, conforme consta da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional (inclusive municipal), aplicável à educação; conhecimentos inerentes às áreas de habilitação específica; planejamento educacional; projeto político-pedagógico; sistema de ensino; sistema de avaliação do rendimento para a progressão escolar do educando; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 9394/96; Teoria do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais; Desenvolvimento físico e psicomotor na primeira infância; A concepção genética cognitiva da aprendizagem; Metodologias de ensino; A construção do conhecimento e a mediação pedagógica; O atual Sistema Educacional Brasileiro – Níveis e Modalidades de Ensino; Abordagens curriculares; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores Públicos municipais; Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-social. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, técnicas e meios. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Planejamento escolar – planos: da escola, de ensino e de aula. Legislação e Diretrizes da Educação Nacional e afins. Objetivos da Educação Infantil; Ampliação do repertório vocabular; A criança Pré-Escolar e suas linguagens; Atendimento à criança pré-escolar provinda de ambientes pouco estimuladores; Atividade de estimulação para a leitura na pré-escola; A educação artística a serviço da criatividade na pré-escola; Situações estimuladoras na área do pensamento operacional concreto; O desenvolvimento das percepções: o processo de formação de conceitos; A criança pré-escolar e o meio social; Ciências na Educação Infantil – importância; Uma escola Piagetiana; A aprendizagem da linguagem e a linguagem como instrumento de aprendizagem; A consciência moral e o espírito cívico segundo Jean Piaget; A criança e o número; Avaliação; Planejamento; Como trabalhar a harmonização na pré-escola; A importância do lúdico na aprendizagem. Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem – Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget e Stern). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A leitura infantil e produção de textos; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento e Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência – O diálogo como minimizador da violência – As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Avaliação da aprendizagem; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Planejamento de Projetos Didáticos. Aspectos Filosóficos da Educação: o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais:liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação: as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação: a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, função simbólica, o papel da brincadeira no desenvolvimento, o processo de alfabetização. Aspectos do Cotidiano Escolar: a avaliação como processo, o fracasso na alfabetização; a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação, autonomia e autogestão; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil. Movimentos Naturais, Atividades Psicomotoras, Jogos Pré Desportivos, Atletismo: Corridas : Resistência, Velocidade e Revezamento; Saltos: Altura, Distância e Triplo; Arremessos e Lançamentos; Basquetebol: Passe, Recepção, Drible, Giro, Finta e Arremessos, Fundamentos da Defesa, Tipos de Marcação, Fundamentos do Ataque, Formações Táticas; Futsal: Passe, Controle do Corpo, Condução, Habilidade com Bola, Finalizações Abafamentos, Tiros: Livre, de Metal, Lateral e Escanteio; Formações Táticas; Sistema de Jogos; Handebol: Passes, Recepção, Progressão e Arremesso, Treinamento de Goleiros; Formações Táticas: Contra- Ataque, Marcação, Formação Defensiva; Voleibol: Saque, Manchete, Toque, Cortada, Bloqueio e Defesa; Regras de Posicionamento; Formação Tática, Sistema de Jogo. Educação Física e os Parâmetros Curriculares Nacionais da Educação Básica. Educação Física na Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Educação Física como componente curricular na Educação Básica. Função social. Objetivos; Características; Conteúdos. Educação Física e suas Abordagens: intenção, fundamentos, objetos de estudo e função na educação física escolar; Planejamento e Avaliação em Educação Física Escolar. Esporte Escolar: O processo de Ensino-Aprendizagem-Treinamento Esportivo no contexto escolar.
São Bernardino SC, em 19 de Janeiro de 2017
ADELI JOSÉ RIFFEL
Prefeito Municipal