São Bernardino define campeão da etapa municipal do 1° Prêmio “Sou Cooperação”

Na quinta-feira (23) aconteceu na Escola de Educação Básica São Bernardino a etapa municipal do 1° Prêmio “Sou Cooperação”. Projeto idealizado pela Cooperativa Agroindustrial Alfa- Cooperalfa que tem como objetivo principal estimular a pesquisa sobre o tema, para melhor compreensão teórica e prática da cooperação como cultura.

O projeto que teve como lema: “Onde existe cooperação, a cidadania é protegida”, é uma ação dirigida aos jovens alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das redes de ensino de toda a área de abrangência da Cooperalfa.

São Bernardino

O município de São Bernardino contou com a participação de sete grupos de alunos, onde apenas um foi selecionado para a etapa regional. Essa seleção aconteceu na Escola de Educação Básica São Bernardino. Contou com a presença dos demais alunos, professores e funcionários. Além dos membros da mesa julgadora composta pelo secretário municipal de educação, Ederson Bevilaqua, do gerente da filial, Adriano Dhein de Souza e do líder da Cooperalfa, Bernardino Hentz.

O grupo vencedor foi “Companheiros Amigos” composto por alunos do 9° ano vespertino acompanhados pela professora regente, Ana Paula Schulz. Com o gênero drama o grupo nomeou a peça como: “Sermos solidários faz bem”.

Conforme a professora, Ana Paula, todos os alunos da turma se envolveram e cooperaram para o sucesso da peça. “Cada aluno fez sua parte dentro do grupo, o que foi fundamental para que conquistássemos a vitória nessa etapa municipal”, afirma. Ela também destaca que agora o próximo passo será com o apoio da direção, professores e demais alunos aperfeiçoar e melhorar a peça para a etapa regional que acontece no município de Campo Erê. “Estamos otimistas, mas com certeza temos ainda que melhorar em alguns quesitos como figurino, maquiagem e desenvoltura”, finaliza.

Para a direção da escola foi uma satisfação trabalhar um tema de grande relevância na sociedade.  A diretora, Loreni Rhoden, agradece a Cooperalfa pela oportunidade e destaca a importância do Prêmio. “Conseguimos ver nos olhos de cada aluno o entusiasmo em participar do projeto, pois a escrita das peças partiu deles somente com a ajuda dos professores regentes e isso certamente demonstra o quanto eles se envolveram e se dedicaram”, destaca. Também coloca a escola a disposição para o grupo vencedor da etapa municipal se aperfeiçoar e seguir mais forte na etapa regional.

A seletiva regional irá acontecer de 08 a 24/06 em oito municípios, sendo que o município de São Bernardino irá participar em Campo Erê. Os vencedores irão compor os oito melhores exemplos de cooperação da região.

Premiação

Em cada uma das oito regionais da Cooperalfa será escolhida uma peça teatral que melhor representou a temática proposta. No dia 4 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo acontece a apresentação das oito peças escolhidas nas regionais, no Centro de Eventos da AARA em Chapecó.

Cada um dos estudantes das peças vencedoras nas regionais receberá medalha, certificação e participará de uma oficina de 8h em artes cênicas com Voeverá Cia Teatral, de Chapecó. O professor responsável pela turma vencedora na regional receberá um notebook e a escola campeã de cada uma das regionais receberá um valor de R$2000 que deverá ser aplicado em melhorias.