Palestra sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes conta com a participação de aproximadamente 400 pessoas

18 de maio é o Dia Nacional de luta contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Sendo assim, acontece a Campanha anual "Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes". Em função disso, na tarde de segunda-feira (13) a administração municipal de São Bernardino, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social e Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes promoveu uma palestra para os pais e alunos do Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid e da Escola de Educação Básica São Bernardino.

O assunto foi abordado pela palestrante, Aldacir Detofol. Pedagoga e Articuladora no estado de Santa Catarina de ações que envolvem a política da criança e do adolescente. Após a palestra dela a promotora da Comarca de Campo Erê, Roberta Gonçalves, também fez uma explanação sobre o assunto. Segundo elas o número de crianças abusadas sexualmente no Brasil é muito significativo. Aldacir destaca que entre 4 meninas uma sofre esse tipo de violência. Sendo assim, a prevenção e a denuncia ainda são os melhores caminhos a serem seguidos.

Abertura

A abertura da palestra contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas, do prefeito municipal, Ivo Ludwig. Ele destacou que é de extrema importância a presença de cada pai na palestra, pois assim já demonstram o quanto se preocupam com seus filhos. Também afirma que "professores educam, mas os pais também tem que cumprir as suas funções, pois educação também vem de berço".

Também na abertura houve duas apresentações realizadas pelos alunos da 8ª série da rede municipal de ensino. As apresentações mostraram um pouco da realidade d emuitas famílias. Os alunos foram aplaudidos e parabenizados pela excelente apresentação.

Box:

Mais de 66 mil denuncias de violência sexual contra crianças e adolescentes , em quase oito anos de funcionamento do serviço Disque 100, foram registradas no Brasil até março de 2011. A maioria das vítimas é do sexo feminino. Os dados, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, foram divulgados pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.