Funcionários públicos e empresários de São Bernardino participam da Feira do Empreendedor 2012

Na sexta-feira (01) funcionários públicos e empresários do município de São Bernardino estiveram no Parque Vila Germânica em Blumenau participando da Feira do Empreendedor 2012. Uma parceria entre o SEBRAE e a Prefeitura Municipal de São Bernardino como forma de incentivo para micro e pequenas empresas do município.

Cerca de 10 participantes de São Bernardino visitaram a feira que apresentou palestras, oficinas, atendimentos coletivos e individuais. Atividades que proporcionaram acesso aos caminhos e soluções para abertura de empresas, gestão empresarial, novos empreendimentos, inovações tecnológicas, crédito, entre outros.

O evento ofereceu vários serviços para os visitantes, entre eles: auxílio para formalização de empreendedores individuais, orientações sobre abertura de empresa, palestras gerenciais, livraria, espaço de artesanato e gastronomia.

Inclusão produtiva

A feira aconteceu do dia 31 ao dia 03, mas a caravana de São Bernardino participou apenas das atividades de sexta-feira (01). A equipe participou do seminário sobre como ampliar a inclusão produtiva.

Durante o seminário, foram apresentados cases de pequenos empresários, como Luiz Carlos Freitas Junior e Clarissa Borges, e de cidades que viram nos micro e pequenos negócios formas de fomentar a economia local, como demonstrou o prefeito de Colíder (MT), Celso Banazeski, o agente de desenvolvimento local de Sorocaba (SP), Roberto Freitas, e o ex-prefeito de Crissiumal (RS), Walter Luiz Rech. Os "palestrantes" apresentaram soluções, ideias e inovações capazes de alavancar micro e pequenos negócios e a economia municipal.

Avaliação

Para a funcionária pública, Rosangela Luzzi, a visita à feira "proporcionou aos participantes uma visão mais ampla e detalhada de como podemos ser pequenos grandes empresários".  Ela também destaca que no seminário sobre inclusão produtiva, o qual eles participaram "ficou claro que o SEBRAE é um ótimo parceiro para aqueles que possuem o dom de serem empreendedores".

Em relação às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) que atualmente são a maioria no município de São Bernardino, a funcionária afirma que a parceria da Prefeitura Municipal com o SEBRAE só trouxe benefícios. "Essa parceria só colaborou com os empresários, auxiliando-os no seu próprio desenvolvimento, já que para ser um empreendedor de sucesso pode-se usar talentos e também reciclar os potenciais do nosso município e não somente buscar ou esperar que as informações cheguem prontas". Ela também finaliza com a frase "o empreendedor de sucesso é aquele que tem o talento para ousar e inovar…… ser 120%".

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino