Novo grupo de tabagismo é iniciado na Unidade Básica de Saúde de São Bernardino
Parar de fumar é um desafio. Mas, com a ajuda dos grupos de tabagismo oferecidos pela administração municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde de São Bernardino, muitas pessoas podem superar esse desafio e libertar-se do vício de fumar.
De acordo com o secretário da saúde, Adeli José Riffel, diversos programas de acompanhamento para pacientes são desenvolvidos pela secretaria do município, dentre eles, o Programa de Controle do Tabagismo. Desenvolvido pelos profissionais da equipe de saúde da unidade, o programa tem como objetivo a prevenção de doenças na população, através de ações que estimulam a adoção de comportamentos e estilos de vida saudáveis.
Conforme informações da Secretaria de Saúde, quando o fumante para de fumar, seu corpo inicia uma série de mudanças benéficas, após poucos minutos do último cigarro:
Aos 20 minutos após parar de fumar:
– A pressão sanguínea diminui, a pulsação cai e a temperatura dos pés e das mãos aumentam.
Em 8horas:
– O nível de monóxido de carbono no sangue cai no normal e o nível de oxigênio no sangue aumenta podendo chegar ao normal.
Em 24 horas:
– A chance de um ataque cardíaco ou infarto diminui. Além de reduzir o risco de doenças cardíacas e câncer.
No dia dois de setembro será iniciado um novo grupo de tabagismo. Interessados devem comparecer ás 13h30 na Unidade Básica de Saúde do município. Os pacientes que fazem parte do Programa de Controle do Tabagismo são acompanhados pelo médico, pela psicóloga, nutricionista e farmacêutica.
A secretaria de saúde parabeniza os pacientes que participaram dos grupos e com esforço pararam de fumar.