Prefeito de São Bernardino participa de evento sobre plano contra estiagem no Oeste

Na terça-feira (19) o prefeito municipal, Ivo Ludwig, acompanhado do coordenador municipal da Defesa Civil, Nereu B. Fritzen participou em Chapecó, da apresentação do projeto Diagnóstico e Resiliência da Estiagem no Oeste Catarinense e do lançamento das oficinas que vão debater as possibilidades de ações a serem desenvolvidas. O objetivo do projeto é contribuir para a elaboração de um plano diretor de estiagem. Entre as ações, estão a conscientização da população sobre o cenário e implantação de estratégias de gestão hídrica. A pesquisa, que iniciou em julho de 2014, contempla 118 municípios do Oeste, entre eles, São Bernardino.

O evento promovido pela Secretaria Estadual da Defesa Civil, contou com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, entre elas: governador do estado de Santa Catarina,João Raimundo Colombo, secretário estadual da Defesa Civil, Milton Hobus, prefeitos, vereadores e secretários municipais.

Segundo o site da defesa civil de Santa Catarina, o volume de decretos de situação de emergência devido à estiagem no Estado mostra a importância do projeto que está sendo executado. Entre os anos de 2002 e 2012, foram 1.003 registros, número somente superado pelas declarações de enxurradas: 1028 decretações. Somente em 2006, foram 194 decretos por causa da falta de chuva, muitas vezes ocasionadas por bloqueios atmosféricos, que atingem a região Oeste de Santa Catarina.

Ao fazer uso da palavra, o governador Raimundo Colombo ressaltou que “a estiagem no Oeste é recorrente, precisamos enfrentar isso. Existe todo um plano em execução e é preciso conscientizar as pessoas da importância de aproveitar melhor os recursos hídricos. Se não fizermos isso daqui uns anos, vamos pagar um preço muito alto. Então, há uma série de demandas técnicas e, com um debate como esse, podemos melhorar o resultado. Acredito que vamos oferecer à sociedade e futuras gerações um trabalho qualificado de gestão”.

Para o prefeito Ivo, uma ação de extrema importância que com certeza trará resultados positivos para os municípios. “Acredito que esse projeto irá trazer algumas soluções para o problema que enfrentamos em nosso município referente a esses fenômenos que causam emergências e desastres. O que nós da administração pudermos fazer vamos fazer para evitar prejuízos, inclusive para agricultura e pecuária”, afirma.