Administração Municipal se preocupa com áreas de risco da cidade

Nessa semana o prefeito, Adeli Riffel, recebeu para uma reunião em seu Gabinete o representante regional da Defesa Civil, Luciano Peri e o topógrafo da AMNoroeste, Mauricio de Souza. O objetivo do encontro é solucionar um dos problemas relacionados a áreas de risco no município de São Bernardino, ou seja, áreas consideradas impróprias ao assentamento humano por estarem sujeitas a riscos naturais ou decorrentes da ação antrópica.

Segundo análise da condição topográfica no município, foram delimitadas duas áreas de risco no perímetro urbano da cidade, sendo elas localizadas na Rua Francisco Xavier.

Para delimitação das mesmas, foi utilizado como principal critério, a incidência de declividade excessiva, dos quais podem provocar risco de deslizamento caso ocorra a implantação de edificações nesses lugares. Uma situação que pode ocorrer devido a instabilidade do solo que atualmente está contido em função da ausência de vegetação.

De acordo com o diagnóstico da pesquisa, a administração municipal não deve aprovar e nem autorizar construções nessas áreas para que o solo possa se manter protegido com vegetação, evitando dessa forma o carreamento (aquela água que escorre em enxurradas quando chove muito intensamente).

Portanto, a preocupação atual da administração municipal é resolver o problema para atender aos pedidos dos proprietários das áreas identificadas como de risco, para que possam utilizar as mesmas para construção de residências ou qualquer outra obra.

Mas para isso ser possível, Peri explica que o ideal seria o município contratar um geólogo para realização de um novo diagnóstico apontando quais os melhores caminhos e de que forma seria possível aproveitar essas áreas sem causar danos ou riscos.

O prefeito, Adeli Riffel, acompanhado pelo responsável pelo Setor de Projetos, Vanderlei Heckler, coloca Administração Municipal a disposição para possíveis dúvidas. Destaca que estão empenhados em resolver esse problema e vão fazer o que está ao alcance da administração para colaborar com os proprietários dessas áreas. “Vamos tentar através de projetos e busca por recursos remodelar parte da área de risco. Pensamos na implantação de escadaria para drenagem pluvial, mediante aprovação da Defesa Civil, para então utilizar esses lotes para possíveis construções”, explica Riffel.