Qualidade na Produção Leiteira é tema de curso em São Bernardino

Com o intuito de proporcionar conhecimento aos produtores de leite e interessados, é que a administração municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, está promovendo o Curso de Qualidade na Produção Leiteira. O curso realizado no auditório Benno Koling, reuniu cerca de 20 participantes. É desenvolvido em dois dias e trata de diversos assuntos relacionados a produção de leite.

Segundo o secretário municipal de agricultura, Telmir A. Nespolo, o objetivo principal da atividade é proporcionar aos produtores inovação e tecnologia. “Em todos os setores da agricultura o produtor deve estar inovando, pois o consumidor quer qualidade, além disso, o produtor também deve estar atento na questão de preços e cuidados com o leite”, afirma.

De acordo com a instrutora do Senar, Marina Bottega, os principais temas tratados com os participantes são: instrução normativa 51, contagem bacteriana, contagem de células somáticas (mastite), limpeza da ordenhadeira, resfriamento do leite e bem-estar animal.

A instrutora explica que o curso é dividido em duas etapas, uma teórica e outra prática. “Após explicar os conteúdos vamos até a propriedade de um dos participantes para colocar em prática o que eles aprenderam teoricamente”, destaca.

Para uma das participantes, Marcia Knob, cursos assim são essenciais.” Muito bom esse curso, perde quem não vai, pois aprendemos muitas coisas que a gente faz errado e acaba corrigindo”.

Box: Instrução Normativa Nº 51, DE 18 DE SETEMBRO DE 2002

Situação: Vigente

Publicado no Diário Oficial da União de 20/09/2002 , Seção 1 , Página 13Ementa: Aprova os Regulamentos Técnicos de Produção, Identidade e Qualidade do Leite tipo A, do Leite tipo B, do Leite tipo C, do Leite Pasteurizado e do Leite Cru Refrigerado e o Regulamento Técnico da Coleta de Leite Cru Refrigerado e seu Transporte a Granel. (Fonte: Ministério da Agricultura )