Formatura do Proerd é realizada em São Bernardino

Aconteceu na noite de quinta-feira (24), no Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid, a solenidade de Formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas), de São Bernardino. O evento contou com a presença de professores, pais, policiais, direção, funcionários públicos, autoridades e público em geral. Duas turmas do 5º ano, uma acompanhada pela professora Neusa Borges e outra acompanhada pelas professoras Silvete Negri e Tatiana Neto, receberam certificado do programa.

O Proerd é desenvolvido por Policiais Militares há 12 anos na região. Em São Bernardino iniciou no ano de 2002, sendo que até o momento foram formados 994 alunos. O Proerd é aplicado em quatro currículo, para séries iniciais (pré ao 4º ano), para o 5º ano, para o 7º ano e para os pais. O Proerd para o 5º ano, que foi desenvolvido em São Bernardino, é aplicado durante 11 semana em sala de aula e no final um momento especial, que é a formatura, onde vivem um momento em que as lições aprendidas em sala de aula são transformadas em ações do dia-a- dia.

Para o Policial Militar e responsável pelo programa no município, Adelú José Salvador, a formatura representa mais um passo na prevenção às drogas. “Nós policias sabemos como ninguém, que a prevenção é a melhor arma na luta contra as drogas”.

Após os trabalhos desenvolvidos durante a realização do programa, as crianças tinham que produzir uma redação. A melhor redação de cada turma foi premiada. Da turma da professora Neusa a melhor redação foi do aluno Lucas Drey, já da turma das professoras Silvete e Tatiana a melhor redação foi da aluna Eloyse Maria Dal Piva.

Proerd

O Programa é uma realidade no estado de Santa Catarina desde 1998. Foi implantado na região da 2ª Companhia de Polícia Militar de Dionísio Cerqueira, no ano de 2000. Têm parceria com escolas, famílias e policia militar, produzindo excelentes resultados. Tendo como público alvo os alunos de 5º ano, o objetivo do programa é desenvolver um sistema de resistência a violência e ao uso indevido de drogas.

Texto: Dieila Zanetti- Assessora de Comunicação da Prefeitura Municipal de São Bernardino.