EDITAL DE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO Nº 005/2017 DE 18 DE DEZEMBRO DE 2017

ABRE INSCRIÇÕES E BAIXA NORMAS PARA SELEÇÃO DE SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS PARA CONTRATAÇÃO POR PRAZO DETERMINADO POR EXCEPCIONAL INTERESSE PÚBLICO, INCLUSIVE PARA FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PARA O ANO DE 2018, E DA OUTRAS PROVIDENCIAS.

 

O Prefeito Municipal de São Bernardino, Estado de Santa Catarina, comunica aos interessados que se acham abertas às inscrições ao Processo Seletivo Simplificado, no período de 18/12/2017 a 15/01/2018, destinado a prover mediante contrato por prazo determinado de excepcional interesse público as vagas para os cargos de Professor com Licenciatura (Pedagogia), Auxiliar de Serviços Gerais, Farmacêutico, Motorista, Operador 1 e Operador 2 e para a formação de Cadastro de Reserva para o exercício de 2018, o qual reger-se-á pelas instruções do presente Edital, conforme art. 37, inciso XI da Constituição Federal, art. 17, inciso lX da Lei Orgânica Municipal e na Lei Complementar 050/2014, de 18/12/2014, aplicando-se supletivamente, no que couber, a Lei Municipal 004/1997, de 06/01/1997, a Lei Complementar 007/2005, de 01/09/2005, a Lei Complementar 49/2014, de 18/12/2014 e a Lei Complementar 054/2015, de 17/11/2015.

 

I – DO OBJETO

 

O objeto do presente edital consiste na seleção de candidatos para a contratação por prazo determinado por excepcional interesse público, para as vagas existentes e para as que surgirem durante o exercício de 2018, mediante a formação de cadastro de reserva, para os cargos de Professor com Licenciatura (Pedagogia), Auxiliar de Serviços Gerais, Farmacêutico, Motorista, Operador 1 e Operador 2.

 

II – DO REGIME JURÍDICO

 

O ingresso dos classificados se fará no regime Estatutário, instituído pela Lei Municipal nº 004/97 de 06/01/1997, Lei 07/2005 de 01/09/2005, e alterações posteriores.

 

III – DOS CARGOS

 

O Processo Seletivo simplificado é destinado a prover mediante contrato por prazo determinado de excepcional interesse público as vagas para os seguintes cargos:

 

Cargo

Habilitação Exigida

Carga Horária

 

Vencimento

Vagas

Necessidade/

Prazo de contratação/ Fundamento legal

Professor com Licenciatura (Pedagogia)

Licenciatura em Pedagogia

20 horas

semanais

R$ 1.394,20

CR

Suprir insuficiência no quadro de pessoal e/ou substituição de professor efetivo em caso de licença para tratamento de saúde, licença maternidade, licença prêmio, demais licenças e afastamentos legais e na vacância de cargo público / Ano letivo de 2018 / Art. 2º, § 1º, inciso III e § 2º da LC 50/2014.

Auxiliar de Serviços Gerais

Alfabetizado

40 horas

semanais

R$    955,70

01

Suprir insuficiência no quadro de pessoal e/ou substituição de servidor em decorrência da existência de vaga, até a realização de concurso público / 6 meses, podendo ocorrer a rescisão antecipada, em função da conclusão do Concurso Público / Art. 2º, § 1º, inciso I e § 2º da LC 50/2014.

Farmacêutico

Curso superior na área específica, com registro no CRF

20 horas

semanais

R$ 1.729,24

01

Suprir insuficiência no quadro de pessoal e/ou substituição de servidor em decorrência da existência de vaga até a realização de concurso público / 6 meses, podendo ocorrer a rescisão antecipada, em função da conclusão do Concurso Público / Art. 2º, § 1º, inciso I e § 2º da LC 50/2014.

Motorista

Alfabetizado e possuir CNH “C”

40 horas

semanais

R$ 1.191,82

01

Suprir insuficiência no quadro de pessoal e/ou substituição de servidor em decorrência da existência de vaga até a realização de concurso público / 6 meses, podendo ocorrer a rescisão antecipada, em função da conclusão do Concurso Público / Art. 2º, § 1º, inciso I e § 2º da LC 50/2014.

Operador 1

Alfabetizado e possuir CNH “C”

40 horas

Semanais

R$ 1.517,88

CR

Suprir insuficiência no quadro de pessoal e/ou substituição em caso de licença para tratamento de saúde, licença maternidade, licença prêmio, demais licenças e afastamentos legais e na vacância de cargo público / 12 meses / Art. 2º, § 1º, inciso III e § 2º da LC 50/2014.

Operador 2

Alfabetizado  e possuir CNH “C”

40 horas

Semanais

R$ 2.001,35

CR

Suprir insuficiência no quadro de pessoal e/ou substituição em caso de licença para tratamento de saúde, licença maternidade, licença prêmio, demais licenças e afastamentos legais e na vacância de cargo público / 12 meses / Art. 2º, § 1º, inciso III e § 2º da LC 50/2014.

O vencimento dos cargos serão proporcionais a carga horária contratada.

 

    IV – DAS INSCRIÇÕES

 

As inscrições para o processo seletivo simplificado encontram-se abertas no período de 18 de Dezembro de 2017 a 15 de Janeiro de 2018, nos horários das 8h às 13h, até 31 de dezembro de 2017 e das 8h às 11h30min e das 13h às 17h, a partir de 02 de janeiro de 2018, junto ao Setor de Recursos Humanos, na Prefeitura Municipal de São Bernardino, na Rua Verônica Scheid, 1008, Centro, na cidade de São Bernardino, SC.

 

A inscrição dar-se-á em formulário próprio, fornecido pela Prefeitura Municipal de São Bernardino, SC, devendo o candidato anexar os seguintes documentos:

 

1 – OBRIGATÓRIOS:

a) Cédula de identidade;

b) Titulo de eleitor, com comprovante da última eleição;

c) CPF;

d) Comprovante da Escolaridade exigida para o cargo;

e) Comprovante de quitação militar (quando do sexo masculino);

 

2 – FACULTATIVOS:

a) Certidão de tempo de serviço público na área de atuação, para fins de desempate;

b) Títulos, no caso dos candidatos ao cargo de Professor, e para fins de desempate em relação aos demais candidatos.

 

O candidato deverá fazer sua inscrição pessoalmente ou por procuração, para o cargo de desejado.

 

O candidato, após a inscrição, receberá um protocolo, que será utilizado como comprovante de inscrição, o qual juntamente com a cédula de identidade original deverá ser apresentado para realização das provas.

 

A homologação preliminar das inscrições será feita no dia 16 de Janeiro de 2018, a partir das 14h e publicada na forma legal através de edital, afixado no mural de avisos de publicações da Prefeitura Municipal de São Bernardino-SC e no site www.saobernardino.com.br.

 

Os candidatos que tiverem sua inscrição indeferida não terão seu nome inscrito no edital a ser publicado, podendo ingressar com recurso até as 17h do dia 17 de Janeiro de 2018, junto ao Setor de Recursos Humanos da Prefeitura Municipal de São Bernardino, SC.

 

A Comissão Especial a ser nomeada para realização dos trabalhos relativos ao presente Processo Seletivo Simplificado, manifestar-se-á sobre os recursos até as 13h30min do dia 18 de Janeiro de 2018, não cabendo recurso sobre a decisão da Comissão.

 

A homologação definitiva das inscrições será divulgada no dia 18 de Janeiro 2018, a partir das 14 horas, através de edital, afixado no mural de avisos de publicações da Prefeitura Municipal de São Bernardino-SC e no site www.saobernardino.com.br.

V – DOS REQUISITOS PESSOAIS DO CANDIDATO

 

            São requisitos para se candidatar ao Processo Seletivo Simplificado:

a) ser brasileiro nato ou naturalizado; b) estar em dia com o serviço militar obrigatório, no caso dos homens; c) estar em dia com as obrigações eleitorais; d) atender aos requisitos específicos para o cargo;

e) possuir idade mínima de 18 anos na data da contratação;

 

VI – DO PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO

 

            O Processo Seletivo simplificado será de provas e títulos para o cargo de Professor com licenciatura (Pedagogia) e de provas para os demais cargos.

 

            As provas serão escritas, conforme conteúdo programático (Anexo I) e práticas, estas somente para os cargos de Motorista, Operador 1 e Operador 2.

 

As provas escritas serão elaboradas com 20 questões de múltipla escolha, sendo 5 questões relacionadas a Conhecimentos Gerais, 5 questões relacionadas a Conhecimentos Específicos, 5 questões de Matemática e 5 questões de Língua Portuguesa.

 

Para o cargo de Professor com Licenciatura (Pedagogia) será considerado peso de 0,40 pontos para cada questão respondida corretamente, portanto, podendo o candidato opter no máximo 8,00 pontos.

 

Para os cargos de Auxiliar de Serviços Gerais e Farmacêuticoserá considerado peso de 0,50 pontos para cada questão respondida corretamente, portanto, podendo o candidato opter no máximo de 10,00 pontos. E para os cargos de Motorista, Operador 1 e Operador 2 será considerado peso de 0,25 pontos para cada questão respondida corretamente, portanto, podendo o candidato opter no máximo 5,00 pontos.

 

Exclusivamente para o cargo de Professor com Licenciatura (Pedagogia) serão avaliados os títulos, assim considerados:

a) Doutorado na área de educação, 1,5 pontos;

b) Mestrado na área de educação, 1,0 ponto;

c) Pós-Graduação em nível de especialização na área de educação, 0,5 ponto, limitando-se a no máximo 2 (duas) especializações por candidato.

 

            A pontuação máxima para os títulos não excederá a 2,0 pontos.

 

            Para o cargo de Professor com Licenciatura (Pedagogia) a nota final será obtida mediante a soma da nota na prova escrita com a pontuação dos títulos, até o máximo de 10,00 pontos.

 

            Exclusivamente para os cargos de Motorista, Operador 1 e Operador 2 será realizada prova prática, mediante a avaliação de 05 critérios básicos, a saber

 

1 – Fatores iniciais a partida;

2 – Parâmetros básicos a Ignição e Seguimento;

3 – Condução do Veículo, Máquina ou equipamento;

4 – Atenção, Sinalização e regras de trânsito;

5 – Fatores finais, Estacionamento e Parada.

 

Para cadacritério básico será realizado a observação de 5 ações práticas do candidato, avaliadas em 0,25 cada ação, contabilizando de 0,0 a 1,0 ponto cada critério básico.

 

A pontuação máxima para a prova prática não excederá a 5,0 pontos.

 

            Para os cargos de Motorista, Operador 1 e Operador 2 a nota final será obtida mediante a soma da nota na prova escrita com a da prova prática, até o máximo de 10,00 pontos.

 

Na hipótese de anulação de questões, estas serão consideradas respondidas corretamente por todos os candidatos.

 

Será reprovado automaticamente no Processo Seletivo o candidato que não comparecer no local de provas para a realização das mesmas ou não atingir a média final 5,00.

 

VII – DA REALIZAÇÃO DAS PROVAS

 

As provas escritas serão realizadas no Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid, na Rua São Bernardino, SN, Centro, São Bernardino, SC, no dia 20 de Janeiro de 2018, das 9h às 11h.

 

As provas práticas serão realizadas na Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente, na Rua São Bernardino, SN, Centro, São Bernardino, SC (Antigo Pátio do pavilhão comunitário), no dia 22 de Janeiro 2018, a partir das 14 horas, sendo que a chamada dar-se-á pela ordem das inscrições realizadas.

 

VIII – DA CLASSIFICAÇÃO

 

Os Candidatos aprovados serão classificados através dos seguintes critérios:

 

1 – Professor com Licenciatura (Pedagogia):

Maior pontuação na prova escrita e dos títulos, limitando se a 10 pontos;

 

2 – Auxiliar de Serviços Gerais e Farmacêutico:

Maior pontuação na prova escrita.

 

3 – Motorista, Operador 1, e Operador 2:

Maior pontuação na prova escrita e na prova prática

 

Para os casos de empate entre candidatos, serão utilizados os critérios, pela ordem a seguir:

a) maior tempo de serviço público na área;

b) maior nível de escolaridade;

c) mais idade.

d) sorteio, na presença dos interessados.

 

O gabarito e o resultado preliminar serão divulgados no dia 23 de Janeiro de 2018, as 10 horas no Mural Público da Prefeitura Municipal de São Bernardino e no site  www.saobernardino.com.br.

 

Os candidatos que não constarem seu nome na lista de aprovados, poderão ingressar com recurso, junto ao Setor de Recursos Humanos, até às 17 horas do dia 25 de Janeiro de 2018.

 

A Comissão Especial a ser nomeada para realização dos trabalhos relativos ao presente Processo Seletivo Simplificado, manifestar-se-á sobre os recursos até as 13h30min do dia 26 de Janeiro de 2018, não cabendo recurso sobre a decisão da Comissão.

 

A homologação do resultado definitivo será divulgada no dia 26 de Janeiro 2018, a partir das 16 horas, através de edital, afixado no mural de avisos de publicações da Prefeitura Municipal de São Bernardino-SC e no site www.saobernardino.com.br.

 

IX – DA CONTRATAÇÃO

 

Os candidatos aprovados poderão ser admitidos pela necessidade e interesse público, a partir de 01 de Fevereiro de 2018, segundo a ordem de classificação em cada cargo, sendo que será admitido o primeiro colocado conforme o número de vagas citado no Anexo l. Se necessário, será obedecido o Cadastro de Reserva, com chamamento do primeiro classificado, e assim consecutivamente.

 

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

 

O presente Processo Seletivo simplificado terá validade até 31/12/2018, podendo, se for necessário, ser prorrogado por mais um ano, ou seja até 31/12/2019.

 

O Concurso Público para o provimento efetivo das vagas existentes será realizado no primeiro semestre de 2018.

 

Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Municipal Coordenadora do Processo Seletivo simplificado, respeitada a legislação vigente.

 

O Prefeito Municipal, antes de qualquer contratação, a bem do interesse Público, se reserva o direito de revogar ou anular o presente certame, se necessário.

 

Centro Administrativo Municipal de São Bernardino-SC, aos 18 de Dezembro de 2017.

 

 

 

São Bernardino, SC em 18 de Dezembro de 2017

 

 

ADELI JOSÉ RIFFEL

Prefeito Municipal

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO I

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO – PROVAS ESCRITAS

 

PROFESSOR COM LICENCIATURA (PEDAGOGIA)

Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas; equações de 2º grau; cálculo de juros simples e compostos; resolução de problemas; progressão aritmética e geométrica e análise combinatória. Conjuntos numéricos, racionais, reais e complexos: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais, razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, sistemas de medidas. Noções e cálculo de áreas e volumes. Juros simples e composto, equações, raciocínio lógico; Geometria analítica: Coordenadas cartesianas no plano; Distância entre dois pontos; Ponto médio de um segmento; Equação da reta; Paralelismo; Perpendicularismo; Coordenadas cartesianas no espaço; Determinação de um ponto no R³; Figura no espaço; Ângulo entre duas retas; Circunferência; Cônicas; Geometria plana; Área de figuras planas; Volume; Circunferência e círculos; Triângulos; Razões e proporções; Números proporcionais; Divisão proporcional; Grandezas proporcionais; Estatística; Porcentagem; Regras de sociedade; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Notação científica; Funções; Função linear; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções periódicas; Relações trigonométricas; Números Reais; Valor médio; Medidas de comprimento, superfície e volume; Potências; Cálculos com números aproximados; Leis algébricas; Calculo diferencial e integral; Limite; Derivada; Integral; Álgebra vetorial; Vetores; Operações com vetores; Espaço vetorial; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores no R² e R³; Espaço vetorial; Matemática financeira; Juro simples; Juro composto; Desconto simples d; Desconto composto; Amortização; Anuidades antecipadas; Operações de compra e venda; Números complexos; Conceito; Operações com números complexos; Multiplicação de números complexos; Complexos conjugados; Forma trigonométrica de um número complexo; Potência de um número complexo; Módulo.

Conhecimentos básicos da legislação inerente à educação e ao ensino público, conforme consta da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional (inclusive municipal), aplicável à educação; conhecimentos inerentes às áreas de habilitação específica; planejamento educacional; projeto político-pedagógico; sistema de ensino; sistema de avaliação do rendimento para a progressão escolar do educando; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 9394/96; Teoria do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais; Desenvolvimento físico e psicomotor na primeira infância; A concepção genética cognitiva da aprendizagem; Metodologias de ensino; A construção do conhecimento e a mediação pedagógica; O atual Sistema Educacional Brasileiro – Níveis e Modalidades de Ensino; Abordagens curriculares; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores Públicos municipais; Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-social. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, técnicas e meios. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Planejamento escolar – planos: da escola, de ensino e de aula. Legislação e Diretrizes da Educação Nacional e afins. Objetivos da Educação Infantil; Ampliação do repertório vocabular; A criança Pré-Escolar e suas linguagens; Atendimento à criança pré-escolar provinda de ambientes pouco estimuladores; Atividade de estimulação para a leitura na pré-escola; A educação artística a serviço da criatividade na pré-escola; Situações estimuladoras na área do pensamento operacional concreto; O desenvolvimento das percepções: o processo de formação de conceitos; A criança pré-escolar e o meio social; Ciências na Educação Infantil – importância; Uma escola Piagetiana; A aprendizagem da linguagem e a linguagem como instrumento de aprendizagem; A consciência moral e o espírito cívico segundo Jean Piaget; A criança e o número; Avaliação; Planejamento; Como trabalhar a harmonização na pré-escola; A importância do lúdico na aprendizagem. Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem – Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget e Stern). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A leitura infantil e produção de textos; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento e Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência – O diálogo como minimizador da violência – As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Avaliação da aprendizagem; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Planejamento de Projetos Didáticos. Aspectos Filosóficos da Educação: o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escola novista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação: as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação: a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, função simbólica, o papel da brincadeira no desenvolvimento, o processo de alfabetização. Aspectos do Cotidiano Escolar: a avaliação como processo, o fracasso na alfabetização; a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação, autonomia e autogestão; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil.

Conhecimentos básicos da legislação inerente à educação e ao ensino público, conforme consta da Constituição Federal e da legislação infraconstitucional (inclusive municipal), aplicável à educação; conhecimentos inerentes às áreas de habilitação específica; planejamento educacional; projeto político-pedagógico; sistema de ensino; sistema de avaliação do rendimento para a progressão escolar do educando; Parâmetros Curriculares Nacionais; Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) – nº 9394/96; Teoria do desenvolvimento psicológico do ser humano e suas implicações educacionais; Desenvolvimento físico e psicomotor na primeira infância; A concepção genética cognitiva da aprendizagem; Metodologias de ensino; A construção do conhecimento e a mediação pedagógica; O atual Sistema Educacional Brasileiro – Níveis e Modalidades de Ensino; Abordagens curriculares; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores Públicos municipais; Educação/sociedade e prática escolar. Tendências pedagógicas na prática escolar. Didática e prática histórico-social. A didática na formação do professor. Aspectos pedagógicos e sociais da prática educativa, segundo as tendências pedagógicas. Processo ensino-aprendizagem. Relação professor/aluno. Compromisso social e ético do professor. Componentes do processo de ensino: objetivos; conteúdos; métodos, técnicas e meios. Avaliação escolar e suas implicações pedagógicas. Planejamento escolar – planos: da escola, de ensino e de aula. Legislação e Diretrizes da Educação Nacional e afins. Objetivos da Educação Infantil; Ampliação do repertório vocabular; A criança Pré-Escolar e suas linguagens; Atendimento à criança pré-escolar provinda de ambientes pouco estimuladores; Atividade de estimulação para a leitura na pré-escola; A educação artística a serviço da criatividade na pré-escola; Situações estimuladoras na área do pensamento operacional concreto; O desenvolvimento das percepções: o processo de formação de conceitos; A criança pré-escolar e o meio social; Ciências na Educação Infantil – importância; Uma escola Piagetiana; A aprendizagem da linguagem e a linguagem como instrumento de aprendizagem; A consciência moral e o espírito cívico segundo Jean Piaget; A criança e o número; Avaliação; Planejamento; Como trabalhar a harmonização na pré-escola; A importância do lúdico na aprendizagem. Reflexões sobre alfabetização; Concepções de linguagem e escrita; Pensamento e Linguagem – Teorias sobre o desenvolvimento da linguagem (Piaget e Stern). A formação e o desenvolvimento dos conceitos científicos na infância; A interação social e o desenvolvimento da moralidade; Origem da escrita e sua apropriação pela criança; As relações entre ensino e aprendizagem na sala de aula; A metodologia nas áreas do conhecimento; A importância do jogo na educação; A língua escrita numa perspectiva interacionista; A leitura infantil e produção de textos; A criança enquanto ser em transformação; Planejamento e Proposta Pedagógica; Reflexões sociológicas sobre uma pedagogia da Liberdade; Ação educativa e violência – O diálogo como minimizador da violência – As diferentes manifestações da violência no dia-a-dia da escola; Avaliação da aprendizagem; Temas transversais em Educação; A construção do conhecimento na escola; Planejamento de Projetos Didáticos. Aspectos Filosóficos da Educação: o pensamento pedagógico moderno: iluminista, positivista, socialista, escolanovista, fenomenológico-existencialista, antiautoritário, crítico. Tendências atuais: liberais e progressistas. O pensamento pedagógico brasileiro: correntes e tendências na prática escolar. Aspectos Sociológicos da Educação: as bases sociológicas da Educação, a Educação como processo social, as instituições sociais básicas, educação para o controle e para a transformação social, cultura e organização social, desigualdades sociais, a relação escola / família / comunidade. Educação e Sociedade no Brasil. Aspectos Psicológicos da Educação: a relação desenvolvimento / aprendizagem: diferentes abordagens, a relação pensamento / linguagem – a formação de conceitos, função simbólica, o papel da brincadeira no desenvolvimento, o processo de alfabetização. Aspectos do Cotidiano Escolar: a avaliação como processo, o fracasso na alfabetização; a relação professor / aluno; a democratização da escola: participação, autonomia e autogestão; os direitos da criança e do adolescente; a sala de aula e sua pluralidade. Diretrizes, Parâmetros, Medidas e Dispositivos Legais para a Educação – A LDB atual, o Estatuto da Criança e do Adolescente, os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental, as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental e para a Educação Infantil. Movimentos Naturais, Atividades Psicomotoras.

 

  1. Português:

Compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; ortografia oficial; acentuação gráfica; classes de palavras; sinal indicativo de crase; sintaxe da oração e do período; pontuação; fonemas e grafia; significação e formação de palavras; adequação semântica; aposto e vocativo; regência nominal e verbal: estudo de preposições, pronomes: relativos, interrogativos, oblíquos, demonstrativos, possessivos preposições, conjunções, interjeições, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, pronomes e determinadas flexões; concordância nominal: substantivos, numeral, artigos, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios; concordância verbal: sujeito, flexão e articulação de modos e tempos verbais; figuras de linguagem; orações coordenadas e subordinadas; objeto direto e indireto; fonologia, divisão silábica; orações coordenadas; apêndice; aposto e vocativo; termos essenciais e integrantes da oração.

 

  1. Matemática:

Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas;  equações de 2º grau; cálculo de juros simples e compostos; resolução de problemas; progressão aritmética e geométrica e análise combinatória. Conjuntos numéricos, racionais, reais e complexos: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais, razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, sistemas de medidas. Noções e cálculo de áreas e volumes. Juros simples e composto, equações, raciocínio lógico; Geometria analítica: Coordenadas cartesianas no plano; Distância entre dois pontos; Ponto médio de um segmento; Equação da reta; Paralelismo; Perpendicularismo; Coordenadas cartesianas no espaço; Determinação de um ponto no R³; Figura no espaço; Ângulo entre duas retas; Circunferência; Cônicas; Geometria plana; Área de figuras planas; Volume; Circunferência e círculos; Triângulos; Razões e proporções; Números proporcionais; Divisão proporcional; Grandezas proporcionais; Estatística; Porcentagem; Regras de sociedade; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Notação científica; Funções; Função linear; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções periódicas; Relações trigonométricas; Números Reais; Valor médio; Medidas de comprimento, superfície e volume; Potências; Cálculos com números aproximados; Leis algébricas; Calculo diferencial e integral; Limite; Derivada; Integral; Álgebra vetorial; Vetores; Operações com vetores; Espaço vetorial; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores no R² e R³; Espaço vetorial; Matemática financeira; Juro simples; Juro composto; Desconto simples; Desconto composto; Amortização; Anuidades antecipadas; Operações de compra e venda; Números complexos; Conceito; Operações com números complexos; Multiplicação de números complexos; Complexos conjugados; Forma trigonométrica de um número complexo; Potência de um número complexo; Módulo.

 

AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS:

Noções básicas da prática do serviço, materiais utilizados durante o trabalho, princípios de organização no trabalho; Conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, especificamente, sobre serviços de limpeza e higienização de ambientes internos e externos, condições de salubridade; limpeza e guarda de mobiliário, louças, eletrodoméstico e outros utensílios afins; Questões relacionadas ao trabalho de limpeza em geral, espanando, varrendo, lavando ou encerando dependências; Limpeza de escadas, pisos, passadeiras e tapetes; execução de serviços de copa e cozinha, conhecimentos elementares pertinentes às responsabilidades e aos deveres do servidor público municipal. Técnicas de Comunicação e Atendimento ao Público.  Noções de Saúde e Segurança do Trabalho.  Relações Humanas no Trabalho. Registro de ocorrências e comunicação à chefia. Controle de entrada e saída de pessoas e veículos Noções de prevenção e combate a incêndios. Relacionamento no Ambiente de Trabalho com os superiores, com os colegas e com o público em geral. Relações de afetividade da família e da escola. Higiene da criança. Cuidados essenciais. A criança e seu espaço. Prevenção de acidentes. Cuidar e Educar. Higiene. Prevenção. Espaço na Creche. Rotina. Alimentos: importância dos alimentos para saúde, contaminação (microorganismos, doenças e intoxicações), rotulagem de produtos nutrientes, medidas caseiras. Programa Nacional de Alimentação Escolar: alimentação saudável. Qualidade e Eficiência no serviço Público. Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

  1. Português:

Compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; ortografia oficial; acentuação gráfica; classes de palavras; sinal indicativo de crase; sintaxe da oração e do período; pontuação; fonemas e grafia; significação e formação de palavras; adequação semântica; aposto e vocativo; regência nominal e verbal: estudo de preposições, pronomes: relativos, interrogativos, oblíquos, demonstrativos, possessivos preposições, conjunções, interjeições, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, pronomes e determinadas flexões; concordância nominal: substantivos, numeral, artigos, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios; concordância verbal: sujeito, flexão e articulação de modos e tempos verbais; figuras de linguagem; orações coordenadas e subordinadas; objeto direto e indireto; fonologia, divisão silábica; orações coordenadas; apêndice; aposto e vocativo; termos essenciais e integrantes da oração.

 

  1. Matemática:

Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas;  equações de 2º grau; cálculo de juros simples e compostos; resolução de problemas; progressão aritmética e geométrica e análise combinatória. Conjuntos numéricos, racionais, reais e complexos: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais, razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, sistemas de medidas. Noções e cálculo de áreas e volumes. Juros simples e composto, equações, raciocínio lógico; Geometria analítica: Coordenadas cartesianas no plano; Distância entre dois pontos; Ponto médio de um segmento; Equação da reta; Paralelismo; Perpendicularismo; Coordenadas cartesianas no espaço; Determinação de um ponto no R³; Figura no espaço; Ângulo entre duas retas; Circunferência; Cônicas; Geometria plana; Área de figuras planas; Volume; Circunferência e círculos; Triângulos; Razões e proporções; Números proporcionais; Divisão proporcional; Grandezas proporcionais; Estatística; Porcentagem; Regras de sociedade; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Notação científica; Funções; Função linear; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções periódicas; Relações trigonométricas; Números Reais; Valor médio; Medidas de comprimento, superfície e volume; Potências; Cálculos com números aproximados; Leis algébricas; Calculo diferencial e integral; Limite; Derivada; Integral; Álgebra vetorial; Vetores; Operações com vetores; Espaço vetorial; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores no R² e R³; Espaço vetorial; Matemática financeira; Juro simples; Juro composto; Desconto simples; Desconto composto; Amortização; Anuidades antecipadas; Operações de compra e venda; Números complexos; Conceito; Operações com números complexos; Multiplicação de números complexos; Complexos conjugados; Forma trigonométrica de um número complexo; Potência de um número complexo; Módulo.

 

FARMACÊUTICO

Farmacologia: Farmacocinética – Absorção, distribuição e Eliminação das Drogas; Farmacodinâmica – Mecanismo de Ação das Drogas que atuam em diversos Órgãos e Sistemas; Classificação dos medicamentos; Toxicologia; Interações medicamentosas. Farmácia Clínica e Atenção Farmacêutica: Conceitos Gerais; uso Racional de Medicamentos; Intervenção Farmacêutica e otimização da farmacoterapia; Aspectos de biossegurança em farmácias; Farmacoepidemiologia e Farmacovigilância; Estudos de utilização de medicamentos; Farmacoterapia baseada em evidências. Seleção de Medicamentos: Conceitos Gerais; Farmacoeconomia; Padronização de Medicamentos; Guias farmacoterapêuticos, Serviços e Centros de Informações de Medicamentos; Comissões de Farmácia e Terapêutica. Medicamentos Sujeitos a Controle Especial: Controle de Psicotrópicos, entorpecentes e antirretrovirais (Legislação e Dispensação); Portaria 344/98 e suas atualizações; Medicamentos de referência, similares e genéricos. Farmacotécnica e Tecnologia Farmacêutica: Manipulação de Fórmulas Magistrais e Oficinais; Boas Práticas de Fabricação de Produtos Farmacêuticos; Farmacotécnica de Produtos Estéreis: Reconstituição, Diluição, Fracionamento e Estabilidade de Produtos Injetáveis; Preparo de Soluções Parenterais e Outras Formulações de Grande volume; Cálculos em farmácia; Noções Básicas de Filtração, Destilação e Esterilização. Controle de Qualidade: Controle de Qualidade de Matérias-primas e Produtos Farmacêuticos – Métodos físicos, químicos, físico-químicos, biológicos e microbiológicos; garantia de Qualidade em Farmácia Hospitalar. Ética Profissional: Legislação Sanitária aplicada à Farmácia. A organização Jurídica da profissão Farmacêutica. Histórico da profissão farmacêutica no Brasil e no mundo. Conceitos básicos em Ciências Farmacêuticas. Política de Medicamentos. História da Saúde Pública no Brasil. O SUS. Epidemiologia: Determinações Sociais do Processo Saúde/Doença e Aspectos Epidemiológicos. Indicadores de Saúde Gerais e Específicos. Doenças de Notificação Compulsória. Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde. Noções de controle de infecção hospitalar. Licitação e Aquisição de Produtos Farmacêuticos: Administração de Farmácia dispensação, aviamento de receitas, controle de estoque de medicamentos, normas, com rotinas e recursos humanos; Boas práticas de armazenamento e estocagem de medicamentos; Organização de Almoxarifados e Condições adequadas de Armazenamento; Controle e planejamento de Estoque de Medicamentos e Materiais de Consumo; Consumo Médio Mensal, Ponto de Requisição, Estoque Mínimo e Estoque Máximo Curvas ABC/XYZ; Sistemas de Distribuição e Dispensação de Medicamentos.

 

  1. Português:

Compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; ortografia oficial; acentuação gráfica; classes de palavras; sinal indicativo de crase; sintaxe da oração e do período; pontuação; fonemas e grafia; significação e formação de palavras; adequação semântica; aposto e vocativo; regência nominal e verbal: estudo de preposições, pronomes: relativos, interrogativos, oblíquos, demonstrativos, possessivos preposições, conjunções, interjeições, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, pronomes e determinadas flexões; concordância nominal: substantivos, numeral, artigos, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios; concordância verbal: sujeito, flexão e articulação de modos e tempos verbais; figuras de linguagem; orações coordenadas e subordinadas; objeto direto e indireto; fonologia, divisão silábica; orações coordenadas; apêndice; aposto e vocativo; termos essenciais e integrantes da oração.

 

  1. Matemática:

Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas;  equações de 2º grau; cálculo de juros simples e compostos; resolução de problemas; progressão aritmética e geométrica e análise combinatória. Conjuntos numéricos, racionais, reais e complexos: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais, razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, sistemas de medidas. Noções e cálculo de áreas e volumes. Juros simples e composto, equações, raciocínio lógico; Geometria analítica: Coordenadas cartesianas no plano; Distância entre dois pontos; Ponto médio de um segmento; Equação da reta; Paralelismo; Perpendicularismo; Coordenadas cartesianas no espaço; Determinação de um ponto no R³; Figura no espaço; Ângulo entre duas retas; Circunferência; Cônicas; Geometria plana; Área de figuras planas; Volume; Circunferência e círculos; Triângulos; Razões e proporções; Números proporcionais; Divisão proporcional; Grandezas proporcionais; Estatística; Porcentagem; Regras de sociedade; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Notação científica; Funções; Função linear; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções periódicas; Relações trigonométricas; Números Reais; Valor médio; Medidas de comprimento, superfície e volume; Potências; Cálculos com números aproximados; Leis algébricas; Calculo diferencial e integral; Limite; Derivada; Integral; Álgebra vetorial; Vetores; Operações com vetores; Espaço vetorial; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores no R² e R³; Espaço vetorial; Matemática financeira; Juro simples; Juro composto; Desconto simples; Desconto composto; Amortização; Anuidades antecipadas; Operações de compra e venda; Números complexos; Conceito; Operações com números complexos; Multiplicação de números complexos; Complexos conjugados; Forma trigonométrica de um número complexo; Potência de um número complexo; Módulo.

 

MOTORISTA:

Direção defensiva; direção; manutenção mecânica e preventiva; execução de serviços de infra-estrutura rodoviária e agrícola; relacionamento com munícipes; controle e segurança da máquina e na execução dos serviços inerentes; legislação básica de trânsito; conhecimentos técnicos da máquina; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais. Mecânica, Código nacional de trânsito, noções básicas da prática do serviço, materiais utilizados durante o trabalho, princípios de organização no trabalho, Regulamento do Transito; Placas de Regulamento; Placas de Advertência; Conhecimentos Básicos em Mecânica de Automóveis; Conhecimentos Básicos em Eletricidade de Automóveis, Código De Trânsito Brasileiro. Conhecimentos de Mecânica em Veículos Automotores: Classificação; Motor de Combustão Interna; Sistemas de Alimentação, Distribuição e Inflamação; Sistema Completo de Carburação Simples e Dupla; Processo de Injeção Eletrônica de Combustível; Processo de Lubrificação De Motores; Refrigeração de Motores; Sistema de Transmissão; Sistema de Freio e de Direção; Chassi e Carroceria; Sistema de Suspensão; Órgãos de Rodagem. Sistema Elétrico de Automóveis; Distribuidor – Suas Funções e Panes mais Comuns; Alternador – Suas Funções, Tipos de Voltagem, Defeitos mais Comuns e como consertá-los; Bateria- Amperagem, Tipos e Funções da Bateria; Sistema de Injeção Eletrônica de Combustível; Velas; Ignição; Platinado; Condensador; Sistema Elétrico da Refrigeração de Autos; Instalação Elétrica de Autos Em Geral; Fusíveis – Amperagem, Características e Funções.

 

  1. Português:

Compreensão e interpretação de textos; tipologia textual; ortografia oficial; acentuação gráfica; classes de palavras; sinal indicativo de crase; sintaxe da oração e do período; pontuação; fonemas e grafia; significação e formação de palavras; adequação semântica; aposto e vocativo; regência nominal e verbal: estudo de preposições, pronomes: relativos, interrogativos, oblíquos, demonstrativos, possessivos preposições, conjunções, interjeições, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios, pronomes e determinadas flexões; concordância nominal: substantivos, numeral, artigos, adjetivos, locuções adjetivas, advérbios; concordância verbal: sujeito, flexão e articulação de modos e tempos verbais; figuras de linguagem; orações coordenadas e subordinadas; objeto direto e indireto; fonologia, divisão silábica; orações coordenadas; apêndice; aposto e vocativo; termos essenciais e integrantes da oração.

 

  1. Matemática:

Raciocínio lógico em regras de três, simples e compostas;  equações de 2º grau; cálculo de juros simples e compostos; resolução de problemas; progressão aritmética e geométrica e análise combinatória. Conjuntos numéricos, racionais, reais e complexos: operações e propriedades. Números e grandezas proporcionais, razões e proporções, divisão proporcional, regra de três simples e composta, sistemas de medidas. Noções e cálculo de áreas e volumes. Juros simples e composto, equações, raciocínio lógico; Geometria analítica: Coordenadas cartesianas no plano; Distância entre dois pontos; Ponto médio de um segmento; Equação da reta; Paralelismo; Perpendicularismo; Coordenadas cartesianas no espaço; Determinação de um ponto no R³; Figura no espaço; Ângulo entre duas retas; Circunferência; Cônicas; Geometria plana; Área de figuras planas; Volume; Circunferência e círculos; Triângulos; Razões e proporções; Números proporcionais; Divisão proporcional; Grandezas proporcionais; Estatística; Porcentagem; Regras de sociedade; Medidas de tendência central; Medidas de dispersão; Notação científica; Funções; Função linear; Função quadrática; Função exponencial e logarítmica; Funções periódicas; Relações trigonométricas; Números Reais; Valor médio; Medidas de comprimento, superfície e volume; Potências; Cálculos com números aproximados; Leis algébricas; Calculo diferencial e integral; Limite; Derivada; Integral; Álgebra vetorial; Vetores; Operações com vetores; Espaço vetorial; Grandezas escalares e vetoriais; Vetores no R² e R³; Espaço vetorial; Matemática financeira; Juro simples; Juro composto; Desconto simples; Desconto composto; Amortização; Anuidades antecipadas; Operações de compra e venda; Números complexos; Conceito; Operações com números complexos; Multiplicação de números complexos; Complexos conjugados; Forma trigonométrica de um número complexo; Potência de um número complexo; Módulo.

 

OPERADOR I E OPERADOR 2:

Direção defensiva; direção; manutenção mecânica e preventiva; execução de serviços de infra-estrutura rodoviária e agrícola; relacionamento com munícipes; controle e segurança da máquina e na execução dos serviços inerentes; legislação básica de trânsito; conhecimentos técnicos da máquina; conhecimentos básicos inerentes à área de atuação, do conjunto de atribuições do cargo, do serviço público e de servidores públicos municipais. Mecânica, Código nacional de trânsito, noções básicas da prática do serviço, materiais utilizados durante o trabalho, princípios de organização no trabalho, Regulamento do Transito; Placas de Regulamento; Placas de Advertência; Conhecimentos Básicos em Mecânica de Automóveis; Conhecimentos Básicos em Eletricidade de Automóveis, Código De Trânsito Brasileiro. Conhecimentos de Mecânica em Veículos Automotores: Classificação; Motor de Combustão Interna; Sistemas de Alimentação, Distribuição e Inflamação; Sistema Completo de Carburação Simples e Dupla; Processo de Injeção Eletrônica de Combustível; Processo de Lubrificação De Motores; Refrigeração de Motores; Sistema de Transmissão; Sistema de Freio e de Direção; Chassi e Carroceria; Sistema de Suspensão; Órgãos de Rodagem. Sistema Elétrico de Automóveis; Distribuidor – Suas Funções e Panes mais Comuns; Alternador – Suas Funções, Tipos de Voltagem, Defeitos mais Comuns e como consertá-los; Bateria- Amperagem, Tipos e Funç&otild