Alfabetização na Idade certa é tema de seminário
Na última semana aconteceu
no Núcleo Escolar Aldino Léo Scheid o Seminário de Encerramento do Programa
Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Segundo a orientadora, Neusa
Borges, um programa aderido no início do ano que teve como objetivo principal
somar qualidades para alfabetização na idade certa. "No decorrer do ano nós
professores alfabetizadores e coordenação buscamos juntos desenvolver
capacidades de interagir no ensino aprendizagem", afirma.
Estiveram presentes no
seminário pais de alunos, professores, coordenação e autoridades municipais.
Além da deputada estadual Luciane Carminatti que falou sobre o PNAIC para todos
os presentes.
O prefeito municipal, Ivo
Ludwig, ao fazer uso da palavra parabenizou os professores envolvidos e
destacou a importância do programa na escola, também afirmou a continuidade do
PNAIC nos próximos anos.
Carminatti destacou em sua
palestra a importância dos pais incentivarem seus filhos para que continuem
estudando. "Além disso, ressaltou que "as crianças são capazes de aprender e
não podem ser taxadas quando seu aprendizado é mais lento, ou possuem
dificuldades de aprendizagem. E o PNAIC foi pensado para resolver este
problema, para que essas crianças possam ter oportunidade como as demais".
Após a palestra da deputada,
os professores envolvidos no PNAIC deram início a exposição de seus trabalhos.
Primeiramente a professora Ivete Rosiak falou sobre Alfabetização, Cultura e
Escrita, posteriormente as professoras Vera Pesavento e Iara de Marchi falaram
sobre gêneros textuais. As professoras Aline Boesing, Lucineia Schulz e Neusa
Mello falaram sobre o lúdico na alfabetização e posteriormente as professoras
Laureli Nespolo, Tatiana Pionner e Devina Backes falaram sobre a avaliação na
alfabetização.
Para finalizar o seminário a
orientadora Neusa agradeceu a presença dos pais que estavam presentes. Também parabenizou
e agradeceu o trabalho e dedicação de todos os professores envolvidos direta e
indiretamente no projeto.
Entendento
o Pacto
Segundo o ministério da
Educação, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso
formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e
municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito
anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.
Alfabetização
Aos oito anos de idade, as
crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o
domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções
ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos
morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias
de compreensão e de produção de textos escritos.
No Pacto Nacional pela
Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao
longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:
1. o Sistema de Escrita
Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;
2. o desenvolvimento das
capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo
de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica,
garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações
de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas
próprias histórias;
3. conhecimentos oriundos
das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que
elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na
sociedade;
4. a ludicidade e o cuidado
com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de
aprendizagem.
Dentro dessa visão, a
alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual,
pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom
exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter
clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de
métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter
clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.
Governos
Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais
se comprometem a:
– alfabetizar todas as crianças em língua
portuguesa e em matemática;
– realizar avaliações anuais
universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino
fundamental;
-no caso dos estados, apoiar
os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva
implementação.
Fonte:
http://pacto.mec.gov.br/o-pacto