Membros da Sala de Situação da Dengue se reúnem para definir novas ações de combate ao mosquito transmissor

Na manhã desta sexta-feira (21), os membros da Sala de Situação da Dengue de São Bernardino se reuniram para debater estratégias, dar continuidade ao trabalho já realizado e definir novas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e Zika.

De acordo com o último Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa), São Bernardino apresenta um alto risco de transmissão dessas doenças.

Jucelia Alves, responsável pelo Setor de Endemias, alerta que há diversos focos do mosquito espalhados pelo município e que, até o momento, há um caso suspeito da doença. “O mosquito está presente na nossa cidade, e precisamos combatê-lo eliminando os criadouros. É fundamental evitar o acúmulo de lixo e água parada, pois são os principais locais de proliferação das larvas”, destaca.

A Sala de Situação conta com representantes de diversas entidades do município, órgãos de segurança e membros da comunidade.

Entre as medidas discutidas, o Executivo municipal elaborará um projeto de lei, que será encaminhado para votação no Legislativo, com o objetivo de reforçar as ações de combate ao mosquito. “A ideia é criar uma legislação que fortaleça os cuidados que a população deve adotar”, explica Jucelia.

Além disso, as agentes de combate às endemias continuarão realizando visitas domiciliares para orientar os moradores e eliminar possíveis criadouros do Aedes aegypti. Também serão promovidas palestras educativas nas escolas.

Outra iniciativa é a Campanha do Pneu, realizada em parceria com as escolas por meio de uma gincana. A turma que arrecadar a maior quantidade de pneus usados será premiada.