Proerd para Pais é encerrado em São Bernardino

Nessa semana aconteceu no Núcleo Escolar Aldino Leo Scheid o encerramento do Curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) para pais. Cerca de 40 pais estiveram presentes, além de autoridades e representantes da sociedade bernardinense.

Esse Programa sempre foi voltado para os alunos da Rede Municipal e Estadual de Ensino, entretanto, para que o programa se tornasse ainda mais eficaz, a proposta é de que os pais também tivessem a oportunidade de participar. Com o intuito de aproximar a família, neste caso sendo representada pelos pais e filhos o curso teve como um dos objetivos principais demonstrar aos pais a necessidade de uma educação participativa, que assegure uma melhor qualidade de vida para seus filhos.

Os instrutores do Curso, Policiais Militares Cabo PM Dirceu Luiz Schneider de Campo Erê e o Cabo PM José Augusto de Oliveira de São Miguel do Oeste, destacaram que a atividade consistiu na aplicação de quatro lições que concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência, e aptidões de como orientar.

Ações de prevenção

Na ocasião também estiveram reunidos o vice-prefeito, Claudir dos Santos, representante da Polícia Militar de São Bernardino, Renato Menon e também representantes das Secretarias Municipais. O objetivo foi criar e discutir ações para serem implantadas no município relacionadas à prevenção de drogas.

Dentre as ações discutidas, inicialmente estão: A implantação do COMAD (Conselho Municipal Anti Drogas) e a criação de um Protocolo de Atendimento. Além de em parceria com a PM promover a realização de algumas atividades de orientação mais intensiva nas escolas e a promoção do Curso para os beneficiários do Programa Bolsa Família.

De acordo com o vice-prefeito, Claudir, essas foram algumas das ideias que agora estão em análise para serem discutidas e aperfeiçoadas em uma próxima reunião. “Uma atividade de extrema importância, pois através dessas ações conseguiremos coibir algo, priorizando a prevenção e amenizando algumas situações que podem estar presentes em nosso município”, afirma.